Um ateu sem argumentos
Explico o porquê de minha contrariedade ao me ver definido como um ateu sem argumentos.
Já faz uns dias que eu e Ana fomos assistir ao excelente Millions, de Danny Boyle (Boyle é responsável por coisas díspares e muito boas como Cova Rasa, Trainspotting, A Life Less Ordinary, e por aquela porcaria com Leonardo DiCaprio, The Beach. Millions recebeu por aqui um título até que feliz, Caiu do Céu; e chega de parêntese). O filme se passa em tempos recentes, mais exatamente quando da adoção do Euro. Dois irmãos se deparam com um problema e tanto: uma mala cheia de libras esterlinas, dinheiro que deve ser trocado ou gasto rapidamente, antes que se oficialize a troca da moeda na Grã-Bretanha. Até aí, nada de mais: Danny Boyle parece gostar muito mesmo de malas de dinheiro. O que faz desse um filme belíssimo, porém, é o personagem Damian, um garoto que sabe tudo da vida dos santos, e chega mesmo a falar com eles: fala com Santa Clara, com São Francisco de Assis, com o velho pescador Pedro e com São José, pai de Jesus. O menino é daqueles personagens feitos especialmente para conquistar o público logo de cara, como na cena em que o irmão o censura por ter levado uma enorme quantia de dinheiro à escola:
— What did you bring a thousand pounds to school for? Can’t you see that’s suspicious?
— It’s not suspicious, it’s unusual.
Pois muito bem: numa cena muito tensa do filme, eu achei que o menino fosse encontrar Jesus Cristo. Senti que ia começar a chorar, que é minha reação de sempre, ateu ou não, quando se fala de Jesus, ou quando o personagem aparece num filme, num livro, num quadro. No fim das contas o encontro nem acontece no filme (para meu alívio), mas comecei a pensar no quanto eu admiro Jesus, apesar de não ir com a cara do Pai dele.
Pensando nisso, cheguei a um trecho do livro A Misteriosa Chama da Rainha Loana, de Umberto Eco. O livro é narrado em primeira pessoa por um homem de sessenta anos que perde totalmente a memória, retendo apenas o que leu durante sua vida, o que não foi pouco. Ele viaja à propriedade rural da família para tentar recuperar suas lembranças, mas só consegue mesmo reproduzir sua formação literária, musical e política, sem conseguir lembrar lhufas. Bom, não vou contar o que acontece então, mas nesse trecho que citei um personagem chamado Gragnola, um anarquista na Itália de Mussolini (pense num cabra azarado…), expressa ao jovem Yambo (o protagonista) essa minha idéia sobre Jesus:
E há também a ressureição, é claro. Porque, vejam, hoje em dia você dizer que Jesus ressuscitou ou não dá no mesmo, ao menos em lugares razoavelmente civilizados. Porém, quando o cristianismo começou, professar essa certeza significava ser crucificado, ou comido pelos leões, ou exilado numa ilha remota até ficar maluco ou, na melhor das hipóteses, condenado a uma prisão domiciliar perpétua, que foi o que aconteceu a São Paulo. E, apesar disso, dezenas e dezenas de homens e mulheres continuaram afirmando que o tal judeu que morrera poucos anos antes era filho do único Deus existente, e que ressuscitara ao terceiro dia. Ei, há algo de errado aí. Pensem em Pedro, por exemplo. Pedro andou com Jesus o tempo todo. Devia ser seu discípulo mais chegado, se repararmos no quanto Jesus tirava sarro do coitado. Então: quando chegou a hora do vamos ver, Pedro não titubeou em fazer todas essas afirmações perigosas. Ora, se a ressureição fora um embuste, que razão o pescador teria para manter essa posição? Será que ele estava doidinho para morrer crucificado de cabeça para baixo?
E Tiago, então? Tiago era irmão de Jesus. E quem tem irmãos sabe bem que eles não vão dar muita trela para o que você fizer. Não sei se Einstein tinha irmãos, mas vamos supor que tivesse: aposto que o irmão de Einstein achou todo aquele negócio de Relatividade, revolução da ciência, nova visão do universo e o escambau apenas “outra bobagem dessas do Albert”. Tiago era irmão de Jesus, portanto devia ser o último a se deixar convencer pela religião fundada pelo primogênito da família. E no entanto, sabem como ele saúda os cristãos em sua epístola universal? “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saudações”. Opa, aí está uma coisa que eu queria ver só uma vez: meu irmão se referindo a mim como “senhor”. Mas sabem quando isso vai acontecer? Nunca! Mesmo que um dia eu ganhe o Nobel de Literatura, ou descubra a cura definitiva para as frieiras, ou invente o moto-contínuo, meu irmão só vai olhar e dizer, “Ih, lá vem o Marco com as coisas dele”. Porque irmãos são assim, ora. Então por que Tiago não só se referia a seu finado irmão com o respeito devido a um deus, como ainda afirmou sua ressurreição, sendo levado à morte pela espada por isso? Não é normal, não é normal.
A fé que eu sustentei pela maior parte da minha vida era herdada de meus pais. Esse tipo de crença não se sustenta, e estou feliz por tê-la abandonado. Agora, porém, reconheço a possibilidade de voltar à fé por um caminho mais difícil e totalmente inesperado. E talvez não, talvez seja só minha cabeça me pregando peças. Eu sei lá. Nada no universo me leva a crer nem por um instante que exista algum tipo de deus, mas essa questão toda de Jesus Cristo me apoquenta diariamente.
Poucas páginas adiante, Yambo fala sobre Gragnola:
É assim que eu me sinto. Não, não exatamente: sinto como se houvesse um muro, e que algumas pessoas dissessem que existe um rinoceronte do outro lado. Então eu apanho pedras no chão e jogo por cima do muro, para acertar o rinoceronte, o que é duplamente imbecil: se houver rinoceronte, ele nem se dá conta das pedradas; se não houver, estou jogando pedras em quê?




Olha Marco, vc não pode ser ateu, pq vc fala muito melhor que muito cristão que existe por aí… isso me lembra uma frase que o Paulo Autran dizer uma vez: “Não sei se sou Ateu de verdade, pq nem sei se existem Cristãos de verdade…”
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=96350&tid=3414147
rapaz, sinceramente nao sabia que ateu tinha de ter argumentos – mas sobre o sentido da vida me preocupei bastante.
da uma olhada neste link, leia com calma.
Acho que se vc se converter mais uma vez posso pensar que o meio influencia a crença – se vc tivesse sido criado na Suécia, por exemplo, talvez a tua necessidade de Deus nao existisse.
Ou quem sabe nascido em 1240 na Australia.
Bem, fica a dica – se quiser vamos por ideias la no orkut – te procurei mas vc sumiu o)
Um dos maiores – talvez o maior – seguidores de George W. Bush é seu irmão, Jeb Bush, Governador da Califórnia.
Dependendo da evolução dessa história, teríamos uma típico testemunho daqueles que se compartilha na igreja: “eu era ateu, tinha um blog cheio de heresias que se tornou o mais famoso do Brasil, mas, assim como Paulo, eu caí do cavalo. Encontrei Jesus, mudei de vida radicalmente, e agora ela é outra. Graças a Deus.”
Em alguns países centro-africanos, uma das grandes causas de morte são ataques de hipopótamos. Se quer acertar pedras em animais de grande porte, taí um povo que saberá te ensinar.
entao …
ateu sem argumetos num seria um agnóstico??
Deixando Deus de lado um pouco, gostaria que você escrevesse sobre a grande idiotice dos idiotas: copa do mundo (que tá chegando, de novo); sobre aquela vinheta maldita da Globo que dá um assobio (ou assovio?) e fala “Brasilllll”; sobre a maldição de pintar (pintar? ou emporcalhar!) as ruas com aquele ufanismo tupiniquim…
Você articula bem as palavras, portanto eis meu desejo. Você não dirige? Eu não jogo bola, não assisto, não torço. Nem pelo time do Brasil ?? NÃOOO! Algum comunista, sei lá quem, disse que religião era, ou é, o ópio do povo. Eu acho que é o futebol e suas malditas torcidas organizadas. Deixa Deus de lado um pouquinho e fale (mal, espero) da copa do mundo.
Abraço.
O Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
É lindo pensar que Jesus Cristo não veio sem a permissão, a autoridade, o apoio e a assistência de seu Pai. Ele foi enviado pelo Pai para que fosse o Salvador dos homens… Você já considerou alguma vez a profundidade do amor no coração de Jeová, quando Deus, o Pai, equipou seu Filho para a grande obra de misericórdia? Se não, seja essa a meditação deste dia. O Pai o enviou! Considere essa idéia. Pense em como Jesus cumpriu a vontade do Pai. Nas feridas do Salvador à morte, veja o amor do grande EU SOU. Também associe cada pensamento de Jesus ao Deus eterno, eternamente bendito.
Que o Senhor, na sua infinita misericordia, abra seus olhos e teu coraçao, e te faça entender quao grande é o seu amor por ti.
Cesar
Ué! O que deu nesse blog? virou blog de pregação religiosa? Se continuar assim, o Marco deverá mudar o nome.Sugestão:”Chicoteia eles Jesus e livra o meu lado”
Desculpa, o Jeb é Governador da Flórida. E isso não fez diferença para ninguém. rs
Tenho um monte de amigo cujo pai é chato. Jesus é um deles.
Marco, sugiro que leia “A Vida Mística de Jesus” de H. Spencer Lewis – é um livro da Biblioteca Secreta da Ordem Rosacruz, que desde 1909 começou a tornar público seu acervo. Esse livro porém, se não me engano, foi escrito em 1929. Você deve achá-lo em sebos. Eu tenho, se quiser emprestado e tenho um monte de argumentos para ser ateu… podemos conversar.
Abraço
continua como tava q ta bom….
Pô! Se já ouviu uma história assim:
Um sábio passeava pela praia pensando: eu não consigo entender Deus… e viu um garoto com uma concha trazendo agua do mar para um buraco na areia, o muleque ia e voltava e botava agua no buraco, o sábio curioso chegou pro garoto e perguntou: – aê! o que se tá fazendo?
o garoto responde: – passando o mar pro buraco na areia! o sábio refletiu a atitude do muleque e disse:- tentar entender Deus é o mesmo que esse garoto está fazendo, colocar o mar dentro de um buraco na areia, como eu com uma mente finita tenta entender uma mente infinita? É bizarro mas é verdade, tentar entender Deus é impossível, mas, tenha certeza: Deus te entende, uma hora ou outra você vai enchergar a verdade!
Corrija-me se eu estiver errado, mas:
1) São Paulo não foi “condenado a prisão domiciliar perpétua”, e sim decapitado.
2) Pedro não fez nenhuma afirmação perigosa. Pelo contrário, na hora H, ele negou conhecer o Cristo.
3) Não é provado que Tiago era realmente irmão de Jesus, porque em grego, a palavra “irmão” e “amigo próximo” é a mesma. Ou algo assim, esqueci agora.
4) Todos os seus argumentos partem do pressuposto que as narrativas bíblicas são verdadeiras, e não se pode dizer isso com certeza. Por que a bíblia é verdadeira e o Torá, ou o Alcorão, ou os Vedas, ou a Epopéia de Gilgamesh não é?
Por suas últimas palavras, acho que você está deixando de ser ateu, está com idéias meio agnósticas. Espero que você possa entender que essa história de Deus grande e barbudo não existe,o que rola é que Deus é algo DENTRO, e não acima de você.
Pense nisso!
Abraços, adoro seu blog!!!
Eu acho que nunca conseguiria ser engraçado num texto sobre meu ateísmo. Irônico talvez, mas engraçado não hehehe.
Muito legal a forma como abordas questões tão impactantes. Veja como forma so comentários dos que creêm em Deus.
Me sinto como tu. E pedras so jogo em alguns que me enchem falando do tal rinoceronte e suas coisinhas de rinoceronte…
abraço
Marcos,
Eu sou aluno do curso de teologia, Deus, Jesus, Espírito Santo, são assuntos do meu cotidiano acadêmico e particularmente, estou pesquisando a vioda do Jesus histórico (que é diferente so Cristo da fé) e é interessante a sua analise de Jesus, pois o que me parece é que você admira o Jesus da história mas talvez tenha uma certa dificuldade em entender o Cristo da fé (eu também). O fato é: sua compreensão e admiração por Jesus pode aumentar significativamente depois da descoberta de alguns elementos que compõem a personalidade do Jesus da história. Você não é ateu, só não concorda com Deus, na verdade, acho que você crê para discodar.
Não será esta a primeira vez que eu oro por você.
Texto ótimo, bilíngue, faz pensar e ainda dá dica de livros. Perfeito.
2:}
Eu acredito em Deus. Essa coisa de rinoceronte atrás do muro às vezes ronda a minha cabeça, mas eu não consigo deixar de pensar que quem talvez esteja esperando demais, fazendo algo errado, sou eu. Algo deveras desagradável.
Mas eu não posso deixar de acreditar. É impossível; eu posso não acreditar em quase nada, mas em Deus eu acredito.
De verdade… acho q qdo as pessoas se perguntam dmais sobre uma coisa eh pq ela ama mto a coisa e nao quer admitir.
Assume logo sua postura cristã. De ateu vc num tem nada, pq senao nem comentar o nome dele vc comentaria. Te chamo mais d agnostico doq ateu
Pra ateu vc tem q esquecer mtaaaa coisa ainda…
Fantástico o texto sobre Jesus no quadradinho, nunca tinha pensado nessa idéia de que, se Jesus realmente não existiu, nós somos foda por termos criado uma idéia tão boa e generosa!
Vc já leu um escritor espanhol chamado Miguel de Unamuno? Dá uma olhadinha depois se vc consegue encontrar um conto dele, chamado “San Manuel, el Bueno”, que fala de um padre que, sendo ateu, tinha a difícil tarefa de passar a palavra de Deus aos seus fiéis. A conclusão ao final é ótima….
É, cara, as suas indagações procedem. A única coisa que teria algum sentido seria aquele lance de Pedro ter negado a Jesus três vezes por ele ter curado sua sogra.
Piadinhas antigas à parte, pra mim o lance que mais pega é a Bíblia em si.
Sei que há coisas “absurdas”, “sobrenaturais” escritas lá. Mas, cara, por que então os homens que supostamente escreveram-na colocaram histórias do tipo Jonas, que é engolido por um tipo de peixe grande, ou o lance do diálogo entre árvores? Quem leu ou assistiu a “Senhor dos Anéis”, percebe que muito de sua história foi tirada de muitas das histórias da Bíblia.
Se eles não viram tais coisas, por que eles achariam que em qualquer futuro, distante ou próximo, alguém acreditaria? Bastava colocar qualquer história verossímil que beleza!
E as histórias dos grandes heróis, dos patriarcas? Todos eles pecaram em grande estilo. E qualquer um sabe que toda boa religião jamais revelaria esses deslizes de seus heróis (vide o exemplo dos católicos tentando a todo custo esconder os filhos dos padres e encobrir os casos de pedofilia). Sem falar que, com o intuito de propagar uma religião, falar de logo de saída das mancadas de seus patriarcas é pura burrice.
E mais, se alguém cria uma religião, porque criaria uma em que se condenam certas práticas ou costumes mais comuns aos seres humanos? Preservação da espécie? Criar pessoas neuróticas e infelizes? E por que as pessoas não seguem aquelas religiões hedonistas, então?
E o lance do ateísmo é mesmo engraçado. Sabe, cara, o lance é que Ele não me deixa. Sabe o que eu mais me pergunto? Será que essa consciência de Deus é aquele lance de cultura mesmo ou é algo que já nasce com a gente, está no nosso DNA? Sei que há estudos seriíssimos a esse respeito mundo afora.
Que coisa.
Estou sempre por aqui te vendo jogar pedras no rinoceronte e achava muito divertido, pois o próprio ato evidencia sua fé (que é o fundamento das coisas que não se vêem e blah, blah, blah …). Esse texto foi um dos mais legais que já li no seu blog. Talvez todo esse tempo vc esteja fazendo o caminho certo pra encontrar a Verdade, quem sabe …
Meu Deus (perdoe a expressão), é a primeira vez que entro no seu blog. Quantos comentários! (risos)
Quanto à Jesus: ele era legal como muitos caras são e, se não fosse sua família, poderia ser muito mais.
Abraços
Fabíola
Sinceramente, o mundo está perdido. Porque se importar com a vida de Jesus, uma pessoa que só fez o bem? O que há de errado em acreditar Nele?Deus? Se vc acha que Ele não existe, fique sem respirar por pelo menos 3 min. e aí se pergunte porque não consegue ficar sem respirar. De onde vc veio? Do macaco? De uma explosão? Vc é bonito, perfeito, tem dedos e pés, pensa, come e sente prazer. Será que td isso veio de uma simples explosão? Deus, criou isso. O resto é besteira. Vc sem Deus não é nd mas Deus sem vc continua sendo Deus. Ler a bíblia, isso não significa nada. É como ler uma receita e depois não saber fazer o prato. Vc pode frequentar a igreja toda a sua vida. Mas se não tiver comunhão com Deus, isso é bobeira, é tempo perdido.
Cara, peça perdão a Deus por seus pecados. Não continue a fazer isso. Não reeenscreva a bíblia. Ela foi escrita por pessoas inspiradas pelo Espírito Santo. A bíblia é um livro santo.
Minhas palavras são simples, mas uma coisa sei, Deus existe, senão eu não existiria e nem vc.
Peraí, esse texto serviu somente para dizer que um ateu não teria argumentos para o cristianismo? Só se for um ateu burro…
Ou serviu para dizer que vc era ateu e agora é cristão novamente?
Sinceramente?! Não entendi o que vc quis dizer com esse monte de palavras amontoadas na entre duas linhas azuis…
Eu tava lendo os comentários (adoro comentários de gente que leva tudo muito a sério), e vi a da moça que disse que se Deus não existisse, nem ela e nem vc existiriam.
Bom, para os chineses e as culturas védicas, isso não cabe.
Mas aí, Marco, se Deus não existisse, tal qual como se concebe essa figura poderosa, o Ocidente não existiria mesmo, nem você. (Levando em consideração o que eu disse sobre existência, é claro.)
Como o Bush iria explicar o ataque ao Iraque sem a conversa que ele teve? (O irmão dele não iria achá-lo o máximo).
Que livro você reescreveria em seu blog? Sem isso, a moça jamais saberia que você existe.
Faz sentido…Tudo isso e muitos outros fatos históricos foram Graças a deus.
A propósito, o seu argumento de que Jesus devia ser realmente “the real thing” porque seu suposto irmão Tiago cria em suas idéias é (me perdoe a franqueza) ridículo.
Você traçou uma comparação imaginária em relação à nossa cultura atual e a cultura hebraica do século I. Beleza, nós brasileiros agimos dessa forma safada com os irmãos, isso não significa que um judeu de dois mil anos atrás também desconsiderasse as idéias de seu irmão.
A propósito, NENHUMA das identidades dos autores bíblicos pode ser confirmada. O Tiago que assina a epístola poderia muito bem sequer ser o tal Tiago bíblico.
Enfim, um ateu sem argumentos é um ateu que não tá pensando. Poucas coisas fazem tão pouco sentido como a bíblia. Se você não consegue pensar num argumento pra recusar uma idéia tão claramente brutal (Deus mata seu filho porque só assim pode nos perdoar? Deus cria seres humanos sabendo que muitos deles serão destinados ao inferno? WTF?), paciência
Estamos chegando lá…Gostei deste último comentário.Entendo que uma
coisa é o Criador e outra o que as
religiões inventaram.
Como estes fundamentalistas falam besteira. Prá que pesquisa ? prá que ciência? Esta gente vive na idade média.
Seu último post não é apenas bonito, é uma “verdadeira verdade”, é a verdade da minha vida. Essa busca sem trégua não larga da gente.
Fico feliz que você veja as coisas dessa forma, que tenha essa delicadeza em falar de crenças e divindades sem ser estúpido e imbecil como tantos outros.
Marco, o povo quer saber: vc tá grávido ou não? Eu li algum trecho que me fez pensar a mesma coisa, mas agora não achei…parece que não, mas que ficou ambígüo, ficou.
Fantástico o filme! Recomendação perfeita. É chato descobrir coisa tão boa que estava por aí no mundo, e pensamos “como vivi até agora sem saber disso?” Demais a fala de Damien, “I tried to give it to the poor, but it was too hard”. Achei aquela máxima de Ary Barroso na hora que gastavam o dinheiro uma pela piada com nosso país, da Lei de Gerson, etc. É uma música linda, acima de qualquer coisa. O filme também é nota 10! Valeu, Marco!