Carro velho
E aí que este mês eu termino de pagar o Corsa (aplausos!), e já vou vender o coitadinho. Tenho contas a equilibrar, e calculo que vão me sobrar uns 10 ou 12 mil reais. Como quero evitar entrar em outro financiamento, quero comprar outro carro à vista. Só que não quero carroça: me acostumei com travas elétricas, direção hidráulica, a veadagem toda; me cansei de motor 1.0. Minhas opções, portanto, se reduzem a carros com mais de dez anos de fabricação, a maioria importada. Já sei das restrições: seguro, só contra terceiros. E não sei o que é mais difícil: encontrar peças ou vender o danado. Mas não me importo de me casar com um carro, desde que ele preste — e seja de boa família. E só uso carro nos fins de semana. Então fiz uma lista de possíveis candidatos a ocupar a vaga em minha garagem, ou melhor, no estacionamento da Rua Aurora:
- Corsa Wagon (gosto de Corsa, ué)
- Monza (um dos sonhos de infância)
- Daewoo Espero (coreano barato, completo, resistente e com mecânica GM)
- Escort (a partir de 1997, porque dizem que o motor é bom)
- Mondeo (não sei se mantenho na lista ainda)
- Honda Accord (é como o Spectreman: japonês indestrutível, pelo que li por aí)
- Hyundai Accent (coreano econômico, parece meu Corsa)
- Subaru Impreza (gosto de Subaru por dois motivos: é japonês e rende um bom anagrama)
- Toyota Corolla (o modelo antigo, é claro)
Esse negócio está um inferno. A marida não agüenta mais me ouvir falar em carro; justo eu que nunca liguei para isso. Cada dia eu chego em casa decidido por um modelo; ela quer me jogar pela janela.
Minha lista tinha também o Ford Taurus, mas o motor 3.8 bebe mais do que corno inconformado. O Jeep Willys é o grande sonho de infância, mas é impraticável como único carro: bebe mais do que o Taurus, anda muito menos, é desconfortável e coisa e tal. Ainda vou ter o meu, mas só quando tiver condições de sustentar dois carros. Quanto aos coreanos, não sei se prestam mesmo. Os donos dizem que sim, mas se fosse verdade só tinha carro coreano no Bom Retiro. Não é o que acontece: coreanos e judeus parecem gostar de carros japoneses (os bolivianos dirigem máquinas de costura).
Porque estou contando isso tudo: é muito difícil decidir tendo por base só os fóruns, clubes online e comunidades do Orkut. Cada proprietário diz que seu carro é o melhor do mundo, sem apresentar argumentos. Os detratores do carro fazem a mesma coisa: “Esse carro é um lixo porque é velho/importado/desvalorizado/invendável”, mas não se esforçam para provar seu ponto de vista. Bom, então o negócio é apelar para meus distintos leitores. Só aceito opinião de quem tenha um desses carros, ou conviva com alguém que tenha. E não adianta vir com “Ah, se eu fosse você eu não entrava nessa roubada”, porque eu já decidi comprar um carro velho, barato e ficar alguns anos sem entrar em financiamento.




Eu sou fã dos Escort SW, a partir de 1997 já dá para encontrar algo. Meu pai teve um que era bastante econômico (motor 1.6), confortável, espaçoso e com pacote completo: ar, direção, vidros e travas. Deixou saudades, e eu já estou procurando um para mim.
Dos exemplos que tu citou, o Corsa Wagon me parece uma boa opção, também. É um carro que não vai nunca ter problemas por falta de peças, como os outros que tu elencou.
Monza é um bom carro, mas beberrão demais. Kadett, mesma coisa, sem falar que é problemático.
Sobre os coreanos… eu não sou muito fã, mas quem tem geralmente gosta. Então talvez seja mesmo uma boa pedida. Só ia preferir ficar com o Daewoo, que compartilha peças com a GM.
Recomendo fácil o Subaru e o Corsa.
Subaru, meu pai teve um durante cinco anos e vendeu com dor no coração. Confortável, mecânica excelente, não deu trabalho nenhum. O único senão era que tinha que escolher a oficina a dedo, senão tascavam a gambiarra no bicho… Por sua vez, eu casei com um Corsa-maníaco – carro valente (sobe até parede – ou as ruas perto da PUC, como queiram), mecânica GM, peça é fácil de achar.
Boa sorte com a procura!
Por que não um Santana? Mas fuja dos Fiat!
Meu pai teve um Monza de 1985 a 2005, quando o mesmo foi roubado. Durante todo este tempo, só foi ao mecânico para revisões e manutenção preventiva (troca de vela, correia, essas coisas). Além disso, é uma senhora máquina. Eu recomendo.
Vou de Corolla. Mas se vir um Verona ajeitadinho, dá um rolé com ele pra ver! Mais barato é, pelo menos.
Voto no HondaFit. Não tá na tua lista, mas temos um em casa (2007) e uma amiga minha comprou um 2004, automático, por 20 mil. O espaço dele é ótimo, ele anda bem, não é baixo e só vejo uma desvantagem: se não for flex, gasta um pouco mais com gasolina, mas como é carro de fim de semana, isso não conta tanto. Acho que vale considerar. Ou espera o Smart chegar em janeiro, míseros R$ 60.000,00. Ou compra o ônibus. Na verdade, voto no ònibus, mas prefiro os modelos da Itapemirim e não da Cometa. bjs.
Sai fora do Escort, ele tem o triste costume de não parar quando você precisa. Tem um problema crônico nos freios. E se for um modelo mais antigo tem também problema sério de carburação.
O Corsa seria uma boa , mas pelo menos aqui no Sul você não consegue encontrar um e bom estado pelo preço que você disse estar disposto a pagar.
Os importados é aquela história de manutenção, carro velho quebra e não é sempre que tem um mecânico com preço bom que saiba mexer nos importados.
Da sua lista o Monza me parece uma boa opção , com 12 pila você consegue achar um com direção , ar e vidros elétricos.
Outra opção é o Kadett, que tem a mecânica parecidissima com o Monza com menos peso pra puxar, o que da um consumo um pouco mais baixo. O problema é que Kadett tem só 2 portas.
Olá Marco
o meu pai tem um Toyota Corolla de 1996, já percorreu portugal inteiro várias vezes e ainda o considero um maquinão. Nunca deu problemas eléctricos, nem de motor, nem nada.
É confortável, bancos um bocadinho duros – mas também estamos a falar de um carro de “homem” e não podemos esperar grandes frescuras.
Espaço na mala de bagagens é escasso. O meu pai ficou expert em arrumação.
Mais… tem um barulho de motor lindo, forte mas com condução suave. Ou seja, se queres acelerar não tens de martelar no pedal. Ele acelera e pronto.
É um bom investimento. Toyota é carro de guerra, materiais bons e resistentes.
A família Azevedo recomenda.
ah, desculpa esqueci-me de te falar no pormenor mais importante.
Toyota é brutal mesmo, mas precisas de fazer condução económica. O nosso tem duas luzinhas no volante: verde e vermelha. Quando acende a vermelha – deita as mãos à cabeça porque o carro passa a “beber gota” de uma maneira absurda.
Não é o carro mais económico do mercado, óbvio, mas tudo depende do tipo de viagem que fazes todos os dias e da forma como conduzes.
Só posso ajudar falando sobre os dois carros da lista que algum parente meu ja teve.
O Daewoo -> Fique longe dele, só dá problemas.
O Mondeo -> Bebe bastante, mas quem tem adora.
Bom, só isso mesmo hehe abraço e boa sorte.
queridão,
não compre um escort! é péssimo! a aerodinâmica dele foi feita, basicamente, pra ele rodar com você [no mau sentido, rodar no próprio eixo]. e depois, pra vender, é um inferno…
o monza é bom, dessas opções todas talvez eu o comprasse, apesar de achá-lo meio feinho. e o corsa, claro, seria a minha primeira opção.
é só isso o que eu sei, rs.
beijo!
Não escute ninguém, eu sou o cara certo pra te aconselhar:
1. não entendo nada de carro;
2. o carro que ficou de herança pra mim é uma pampa 93, entra no rol do lixo objetivo: não tem trava elétrica, não tem ar, não tem direção hidráulica.
2.1. mas ela é vermelha e tem faixas pretas e cinza nas laterais.
2.2. gastei uma grana pra fazê-la andar e poder vender.
2.2. ao dirigir, lembrei de todos os momentos que passei dentro dela.
2.3. decidi não vender de jeito nenhum.
3. vc sequer me conhece, poderia xingar sem pudor.
3.1. mas ficou caprichada essa divisão por números.
3.2. não xingue, pois, na verdade, comento para agradecer pelos bolivianos que guiam as máquinas de costura, isso vai me acompanhar.
OLá…
Seguinte..
Toyota Corola ou Honda Civic.. São carros fantastiscos… ja tive os dois e posso falar.. carro pra vida toda… e muito facil de vender, seguro, forte, confiavel… nao quebra nem a pau.
Abraços
Tens bom gosto, ó Chicoteia!
Se eu tivesse que escolher entre os possantes que você numerou, eu ficaria com… todos.
Você já pensou em um Landau com kit gás? O kit cabe legal dentro do porta-malas, e de lambuja, ainda dá para transportar alguns corpos com o espaço que sobra.
Falo com conhecimento de causa pois tenho um.
Os dois únicos problemas caso você opte por um destes são:
1) Muita ansiedade cada vez que o índio-plantador-de-coca ameaçar fechar a torneira.
2) Err.. Cê é bão de baliza?
“…ainda dá para transportar alguns corpos com o espaço que sobra.
Falo com conhecimento de causa pois tenho um.”
o.O
Eu quero esse.
“…Falo com conhecimento de causa pois tenho um.”
Um carro ou um corpo no carro?
ASHUsahuuhsaAHSUaSHUhaUSaUHSAUHS
Marco,
Uma vez tive um scort. No maior lance de sorte de minha vida, um ladrão o levou.
Comemorei. Soltei fogos! Contei a todos. Feliz da vida.
Mas o fiadaputa do ladrão, dois dias depois, me devolveu o carro.
Puta azar!
O carro, Dimitri. Corpos precisam ser desovados, pô!
Mas com corpos ou sem corpos, Landau é *o* carro, com direito a motor ‘vê-oitão’, ar condicionado, direção hidráulica. Só não tem vidros elétricos e trava automática.
Estilo não é ter um “Stillo”, e a lista de carros que Chicoteia selecionou tá bem estilosa.
Marco.
O santana é um carro confortavel, de manutenção rara e barata. Acredito ser possivel comprar um 1995 com os teus 10 mil. Dê preferencia aos 1.8 (9 km/l na cidade), o seguro é bem mais barato que as outras opçoes. Fiat (fora o uno) e carros da ford é merda na certa se forem anteriores a 97. Um abraço. Ps: Sou jeepeiro do RS. Tenho boas dicas pro futuro.
Não resisto… Boas opções marcão, vamos ter ótimas histórias aqui no blog!!! De quem já cansou de ter carro velho e gastar dinheiro quando menos se espera. Hoje vou de táxi. Ou no Clio da japa. Anyway, o menos arriscado é o GM nesse caso. Corsa.
Meu pai já teve uns 3 Monzas, todos eles duraram vários anos. É um tipo de modelo que o velho gostava a todo custo, a única dificuldade que eu me lembro de vê-lo se queixar era a dificuldade em comprar peças.
Eu jurava ter lido em algum lugar que esse blog tava chato…
Mais um voto pro Xsara. Melhor carro que já tive. Pena que enfiei ele num poste ano passado.
Abs
Vou falar do que já tive: Kadett 2.0 e Monza 2.0, ambos a álcool.
O Monza nem é muito bonito, mas é um carrão, pouquíssima manutenção, acho o melhor que a Chevrolet já fez por aqui. O meu, que peguei do meu pai, rodou 100000km sem encher o saco, a não ser a manutenção normal.
O Kadett (e sua irmã horrorosa, Ipanema) é mais bonito (opinião minha) que o Monza, mas o acabamento é piorzinho, meio barulhento. Tal como o Monza, pouquíssima manutenção, nunca me deixou na mão.
Um colega meu tem 3 (três) Ipanemas que ele usa pra trabalho, tipo até com escada em cima, e ele adora, segundo ele carros fortes e de baixo custo de manutenção.
Já tive também alguns importados, Alfa 164 (pior bosta do mundo) e um Peugeot 306, maravilhoso mas de manutenção caríssima e difícil. Eu fiquei vacinado contra importados, mas tem que ler o que os outros dizem, não dá pra contar apenas com minha pouca experiência.
Agora eu tenho um Fiesta, bonitinho mas ordinário, acabamento pobre e computador de bordo na Ford só se comprar um notebook e colar no painel. Não vou mais de Ford.
Minha namorada está no terceiro Palio, extremamente satisfeita, e os últimos até são bonitinhos.
Marcorélio, não saberia discorrer sobre os aspectos técnicos de cada carro, mas falarei pela minha experiência: da sua lista, conheço o Escort e o Toyota Corolla. Tive os dois, não passei por graves problemas e por despesas exageradas. Não podemos desconsiderar o fato de que carro velho – seja ele de qual marca,modelo,cor,tamanho,gosto ou cheiro – é velho, isto é, precisará de manutenção sim. As “coisas” quebram ! Mas o melhor carro que já tive foi um Citroen Xsara Break 1999.Confortável, resistente, com todos os itens que as montadoras nacionais consideram como acessórios e as estrangeiras, básicos. O ex-marido vendeu o ex-nosso carro há um mês por dez mil. Vc. deve encontrar por aí a uns 15/18.000,00.
Último conselho: não compre em concessionária ou agência, os caras são felásdaputa sem exceção. Converse com um mecânico de confiança, peça para ele acompanhá-lo ou, se ele não puder, leve o carro até ele, mas compre de particular. Tome os cuidados básicos, como por exemplo marcar para ver o carro na oficina do seu mecânico ou um lugar de movimento.
Diante das suas intenções e necessidade, tenha paciência para não fazer meleca.
Bj
Nada a ver com carros, só uma curiosidade:Tenho lido seus textos atuais e estou tentando ler todos os antigos e até onde li, vc se interessava muito por politica..
Então, nada sobre a eleição do Kassab e do Obama?
Marco,
Só para causar mais confusão, quando entrei na faculdade, comprei um Renault 19 RN 1.6 com todas as firulas (ar, direção, trava, etc.). Paguei aproximadamente 6 mil reais, não sei dizer o preço hoje. Isso foi em 2003, o carro era de 1996. Um tanto quanto velho, mas mesmo assim tenho boas lembranças. O carro dificilmente me dava problema, e quando dava a manunteção não era tão cara assim. Foi um carro muito útil, bebia um pouco demais (para 1.6 a gasolina, realmente achava muito), pouca manunteção, e um bom conforto. É claro que valem todas as recomendações para se comprar um carro usado. Em números, creio que me custava uns 300 reais por trimestre de manutenção, mas podia oscilar. Só bom cuidado e ele se comportava.
Cheguei a ter um XSara 2000. O carro é um luxo e ótimo de dirigir, tudo por 18 mil reais, mas eu não recomendo. A manutenção é um absurdo, e o carro dá bastante manutenção, além de beber pacas (era um VTS 1.8).
Um carro até 12 mil, eu sinceramente optaria pelo Renault 19 RN pela experiência que tive. Não sei se tive sorte, não vejo muitos por aí. Mas, fora isso, carro japonês antigo também é bem resistente.
Boa sorte!
Opa, vamos unir a sede com a água? Nosso colega Marco Antonio fala sobre o Renault 19 RN e eu realmente TENHO um Renault 19 RN para vender. O carro é completo 1.6, ar, direção, trava, vidros, etc. Só está com alguns probleminhas elétricos (basta carregar bateria) e o medidor de combustível não funciona (tem que controlar no hodômetro). Ele é vinho, está no RJ e anseia por um novo dono, pois está parado há meses no mesmo local (comprei um New Ka 0km)!! Por 5 mil e um tratamento diferenciado no blog ele é seu, Marco!! Abs!
Desses todos ai o único que eu já tive foi o Corsa Wagon. Sinto saudades até hj, foi um puta carro que passou na minha mão, o atual ford Ka não chega nem perto…
Tive um Escort 96 GNV (completo – ar)… o que eu economizava com combustível, gastava em manutenção. Momentos antes do gás natural subir uma barbaridade, troquei por um gol (special) 2002. Paguei apenas 3,5 mil de diferença (o Gol custa em média 15 mil). A minha vantagem? Meu pai emprestou a grana e eu pago as parcelas com 0,0000% de juros.
Ok, o gol é 1.0 e não tem direção hidráulica e nem ar condicionado, mas o motorzinho é uma beleza e os gastos com manutenção são quase zero.
Meu pai sempre diz: “Carro pra nego pobre feito você tem que ser Gol”!… Eu demorei pra dar crédito ao véio, mas admito que ele tem razão.
Mas como você não quer carro 1.0 sem ser completo, foda-se. Afinal, você pra mim é problema seu… rssss
Parece que o negócio é comprar 2 iguais desses do João. Quando quebrar, sai com o outro.
sabe de uma coisa, ó marcurélio? compra um opala ou um ômega, coloca um kit gás e seja feliz.
Tô com os bolivianos, máquina, mesmo, é ELGIN!!
Porra, larga de viadagem e compra uma bicicleta. É mais barata(profissional custa 8 mil), não polui, não ocupa espaço e ainda faz vc perder a barriga.
Isso aqui ta melhor que novela…
Só não se esqueça de nos dizer a sua decisão.
Boa sorte!
Seguinte, ó chará
Inclui na tua lista o Renault Megane 2.0 RXE. É completo, tem um motorzão e não é beberrão. Tem peças(a maioria feita no Brasil) e se encontrar um mecânico sério, fóra de concessionária, a manutenção fica igual a de um GM. Compra um 98, 99 que sai por menos de 15 mil.
Abs, sorte e nice ride
Marco Poli
Sobre o Escort, sempre ouvi falar que quando chove este carro vira um sabonete na pista.
Agora, esta eu não entendi:
“1. E não adianta vir com “Ah, se eu fosse você eu não entrava nessa roubada”, porque eu já decidi comprar um carro velho, barato e ficar alguns anos sem entrar em financiamento.”
“não entendo porra nenhuma de carro”
Concordo com o “amigo” seu. Boa sorte, vai precisar.
Ontem mesmo eu estava pesquisando o valor de um Jeep Willys, pois a namorada e eu gostamos desse tipo de carro e pensamos em comprar um. Vi até uns bem bacanas ano 80/81 valendo de R$12.000 a R$15.000. Só que tudo foi cancelado quando vi que tinha que vender a minha moto pra poder pagar o bicho.
Tu já pensou num Santana? É um carro durável, confortável e de mecânica não tão cara. Pelo menos é que dizem os taxistas. E quem é que vai entender melhor de carro do que um sujeito que tem dele o seu ganha pão e não pode ficar parado?
Que mundo é esse onde Corsa não é considerado carroça???!???
A Judéia em peso tem que te apedrejar – e não chicotear – por algumas sugestões de carro que colocou!!! Daewoo (arghhhhhhhhh!!!!!!!!!!!) e outros…vá de Escort Zetec 1.8 ou 1.6 rocan que estará muito bem servido de carrinho honesto e bom de guiar.
MANO MONZÃO!!!!!
FRENTE ALTA OU FRENTE BAIXA!!!!
KADETÃO TBM!!!
CORSA WAGON!!!!
CHEVROLET AMIGO!!!!!!!
E OU UM VECTRINHA DAQUELE QUE PARECE O MONZA FRENTE ALTA OU TUBARÃO…..
E O MONZÃO TEM QUE SER A ALCOOL, 2.0 E GLS OU SL/E…. AI VEM COMPLETÃO…..O CLASSIC FOI ATÉ 93 MAS SÓ A GASOLINA MAS TEM 121 CV!!! ^^
E O FRENTE ALTA PODE SE SL/E OU CLASSIC TBM!!!!
FLW
MAS VAI DE GM!!!!!
Ola
Resolvi deixar minha opinião… Eu tenho um Golf 95 completo, importado, vale uns 12.000. Carrinho show rs, faco parte do http://www.golfmk3club.com.br.
Mas la em casa temos tb um Vectra GLS completo. Cara, carrão… Se vc gosta de Monza, procure um Vectra 98, 99 que seja completo e esteja em bom estado. Não vai se arrepender, garanto! Muito conforto, silencioso… Unico ponto fraco que nao e muito economico, faz uns 8km/l. Se quiser procurar mais, olhe em http://www.vectraclube.com.br/forum.
Boa sorte!
Eu vou der dirto caroo beberao e carro de confiança, fica com o kadett esse sim e carro para quem quer manter por algum tempo pois ñ e bom de vender mas anda que e uma beleza.
10 a 15mil??? hmmmmm
Vai de Corsa, Palio 1.6 (aquele 5 estrelas, vem com todas essas nossas necessidades aí: ar, direção, trava, etc. Com 15mil vc compra um 1999 de particular aqui no Paraná) ou Escort europeu. Já tive todos esses, nunca me deixaram na mão. O Corsa é aquele carrinho duracell né? duuuuuuuura que é uma beleza e a mecânica é fácil e barata. Se for Wind, tome Maracujina antes de pegar estrada e torça pra não ser atropelado na subida. Mas é gostoso de dirigir, como vc sabe tb. O Palio é mais bonitinho, confortável, com boa retomada, mas não perca revisão, troca de óleo senão tá fudido. Bebe bastante mas o desempenho é ótimo. O Escort europeu dá uma puta segurança, porque é pesadão, na estrada é uma beleza, dos 3 é o mais silencioso em alta rotação. E nem bebe tanto viu? Acho que é isso.
Ah! Esquece desses carros japoneses, coreanos, é tudo carro de véio, nós mulheres detestamos essas porcarias, parece que vai sair um tiozinho de dentro, com aqueles encostos de bolinhas massageadorasno assento, sabe? Ui que horror.
cara, não existe carro “Perfect”, mais se vc qué um carro pra vida inteira e poder passar ele pro teu NETO… vai de JIPÃO!
COMPRA UM “jipão” no brasil….não no “japão”!
meus pais tem um corolla antigo. eles adoram. nunca tiveram problemas e ele está bem rodado já.
um amigo da minha mãe trocou o accord por um civic mais novo (não o new), e diz estar arrependido, que o accord era um carrão.
meu tio teve um mondeo antigo, adorava, dizia que o carro te abraçava. ele não chegou a ter problemas, então não sei se é um bom negócio de fato.
Não disse que esses “carrões” japoneses eram coisa de tio? olha o comentário da beatriz aí em cima auhauhauahuahuauh
Bom, não sei se você já se decidiu… porém, sou lojista há anos e te dou algumas dicas:
Corsa!! bom carro, porém não entre e ande no Honda ou Toyota antes.
Monza? faz tempo que não aparece um aqui na loja.. mas é um bom carro também, porém antiquado demais.
Daewoo, Hyundai, Mondeo e Taurus? no way!
Escort Zetec, bom carro. Mas a manutenção é cara se tiver um problema mais sério.
Subaru, tem um público específico mas é arriscado comprar um, eu não pego nem como consignação aqui na loja. Tudo nele é específico nada paralelo.
Accord excelente carro já tive um 95 e 98, mas atenção á manutenção (amortecedores custam 1.200 os 4) mas duram bastante tempo sem problemas…
Corolla é a mesma coisa do Accord, mas com peças um pouco mais baratas e não tão belo quanto o Honda.
Sabe, que há pouco tempo pegamos um carro não muito conhecido que é o Peugeot 406, sedan maravilhoso! Acabei ficando com ele para uso próprio, me surpreendi com ele!!. É tão resistente quanto o Honda e Toyota, porém anda mais e é bem mais bonito (menos tiozão). Se você testar um e depois entrar no Monza ou Corsa vai querer chorar de tristeza.. é sério, o acabamento dele é primoroso! Manutenção é parecida com Accord, algumas peças chegam a ser mais baratas como amortecedores (800 os 4)por exemplo. ah.. Xsara é bom, prefira os 1.6 16v (minha esposa teve um) custam um pouco mais de 15mil reais, peças iguais do Peugeot 306.
Boa sorte!
Cara, eu estava na mesma situação que você 1 mês atrás. Vi carro de tudo quanto é tipo, usado, novo, de R$10.000,00 até R$ 45.000,00. No final decidi que seria melhor juntar/guardar um dinheiro e não gastar comprando um carro zero. Coloquei como meta encontrar um carro de até R$15.000,00, completo, que não fosse 1.0 e que não desse muitos gastos adicionais com seguro e manutenção.
Entre os diversos modelos que pesquisei, os que se encaixaram foram: Civic, Accord, Corolla ou um Subaru. Estes carros são realmente quase inquebráveis, é claro que isso dependerá do cuidado do dono e da realização de uma manutenção adequada (qualquer carro precisa disso, uns menos, outros mais). E comparar estes carros com os nacionais dos mesmos anos é covardia… os nacionais com 12 anos ou mais são verdadeiras carroças perto deles, é só ver e comparar (acabamento, mecânica, elétrica, tecnologia, lataria, tudo).
Alguns prós e contras dos modelos:
Civic
Prós – Boa mecânica, completo
Contra – não me lembro de nada
Accord
Prós – Maior espaço interno, completo, mais potente, mais confortável
Contras – Bebe mais devido ao motor maior (6 ciclindros), peças caras
Corolla
Prós – Boa mecânica, completo, econômico
Contra – pessoalmente não gosto muito do design
Subaru Impreza
Prós – Completo, Ótima mecânica, tração permanente nas 4 rodas, mais estável nas curvas, posição de dirigir mais esportiva
Contra – Consumo (em relação ao Corolla e Civic), difícil de revender (demora mais para vender, mas quando aparece alguém este está bem mais interessado no carro), espaço interno não é bom para pessoas altas, se você bater legal o carro com certeza vai sofrer um pouco mais para arranjar peças para a lataria
Só para não falar que não conheço os nacionais o meu pai tem um Monza Classic MPFI 92 (o top), realmente ele é um bom carro, praticamente não hove nenhum problema com a parte mecânica, além do desgaste natural e de troca de peças como freio, amortecedor e etc. Porém a parte elétrica/eletrônica já deu muito problema. A carroceria, o acabamento e a tecnologia do carro é inferior aos dos japoneses citados, isto é inegável.
Temos também um Ford Escort, o carro também não deu muito problema, mas não tem jeito, os japoneses são melhores. Ah, os dois carros já passaram dos 200.000 km e estão rodando normalmente.
O mais importante na hora de comprar um carro usado é a sua procedência. Se o dono não abusa do carro (anda só no talo, passa com tudo em buraco e lombada) e faz sempre as manutenções necessárias, qualquer carro irá durar bastante. O problema é que a maioria das pessoas não se preocupam com isso, só levam o carro para uma oficina quando ele quebra, elas não fazem a manutenção preventiva.
Hoje estou com um Subaru Impreza SW 93, estou muito satisfeito com a compra. O que pesou na decisão foi: design (acho mais bonito), motor boxer, tração 4×4, estabilidade e acredite manutenção. Aqui em São Paulo há 3 oficinas com mecânicos bons que trabalharam na Caoa (representante oficial da Subaru no Brasil):
- Nihon Subaru – Osmar
- Galpão Subaru – Cleber
- Roberto Landa
Tem também a Garage Subaru.
Todas elas são especializadas na marca.
Em relação às peças, se você pesquisar bem, achará todas elas por um preço relativamente bom, equivalente ao custo de manutenção de um Vectra. Isso se você precisar de alguma coisa além de pastilha de freio, fitro e óleo, que são fáceis de se arranjar. O pessoal das oficinas especializadas sabem quais peças podem ser substituídas por equivalentes nacionais. Há também uma pessoa no sul que tem um estoque grande de peças usadas de Subaru.
Boa sorte na compra!