E por falar nisso, como se fala besteira a respeito de João Gilberto! Poderíamos brincar aqui de sair caçando bobagens publicadas sobre ele nos órgãos de imprensa nos últimos anos, mas há uma matéria só que resume tudo: Esta aqui, de autoria de um certo Mauro Dias.
Primeiro o cara diz que João não fala em shows, e surpreendeu a todos falando. Oras, faça-me o favor! Foi meu sexto show de João Gilberto, e em todos ele falou com a platéia na maior simpatia. Depois o tal jornalista fala da “deslumbrante” versão de “Saudosa Maloca”, como se fosse a maior das novidades, como se João não tivesse cantado o samba de Adoniran Barbosa nos últimos três shows que fez em São Paulo.
Mas o melhor fica para o final: A desconhecida letra alternativa de “Ligia”, do maestro Tom Jobim. Oh, ninguém conhece essa letra! Oh, João garimpou uma pepita! Oh, que surpresa. Tudo muito lindo, não fosse o fato de João sempre cantar “a outra letra” de “Ligia”. Que não é tão desconhecida assim: Qualquer sujeito cujos conhecimentos de música brasileira vá um pouco além de “Garota de Ipanema” sabe que Tom fez duas letras para “Ligia”. Mas esse tal Mauro Dias aí não me surpreenderia se dissesse que não conhece nem “Garota de Ipanema”.
Bom, fora a falta de informação visível do jornalista, o texto está muito mal escrito. Qualquer primeiranista de Jornalismo riria da estrutura do artigo. Ruim demais.
Queria eu assistir a um show de João Gilberto de graça e ainda ser pago para isso…