Religião pet

Após uma tarde intensa de debates


Os bichos aqui de casa são religiosos. Deístas, no mínimo. Acreditam em Deu, é isso que me dizem.
(depois descobri que “Deu” é “Deus” em catalão, então fica aí a possibilidade de que eu tenha adotado um cachorro e um gato catalães, vejam que chique)
Rondeli, o cão, diz que Deu criou os cachorros os cachorros criaram as pessoas. Açaí, o gato, diz que Deu criou os gatos, que criaram os cachorros, que criaram as pessoas. Um acusa o outro de heresia. Rondeli diz que Açaí é protestante, reformista, não-sei-quê. Nem entro muito na discussão, não entendo direito.
O cachorro é muito disso aí, da doutrina, da letra. O gato é mais místico. Pensa mais em Deu do que na religião organizada. Deu, ele me explicou, é o que eles (os gatos) chama de “Um Gatão Bem Grandão”. Perguntei o que Deu faz. “Cuida dos gatos, ué.” E dos cachorros? “Também, porque são criaturas nossas.” E das pessoas? “Às vezes. Nos dias em que Deu está bem, a caixinha de areia dele está limpa e ele não vomitou nenhuma bola de pêlo.”
Rondeli só resmunga em desdém e vira para o outro lado.
É fascinante.

2 comments

  1. Fala Marcurelio, tudo na paz? Tomou uma sumida grande mermão! Sentimos sua falta cara, eu te sigo (mesmo com esses hiatos tão longos) desde o princípio dos tempos “chicoteanos”, a bíblia, sua família (um exemplar irmão, sua mãe maravilhosa, fiquei feliz com a viagem dela no RJ, seu saudoso e amado pai, grandes estórias: plantou o limoeiro, trabalho no hotel, o relógio, a gambiarra do chuveiro), sua sobrinha, seu casamento, compra de móveis, sofá, etc, o apartamento e seu problemas arredores, aparelho ortodôntico (bosta com zíper), adoção de cachorros, viagem a Londres, trabalho no CQC, a tromba do ronco, etc. São grandes estórias e momentos divididos que nos traz grandes ensinamentos e o teu lado humano (sim, por incrível que pareça, você tem um… rs) é algo extraordinário,.. As futilidades cotidianas da mídia nos afastam de pessoas brilhantes como você, hoje mesmo estava lendo a crítica sobre o livro do “pivete do Acre” nesse golpe (até que o guri é esperto), mas o tal livro TAC, rsrs (não gasto meu rico dinheirinho com papel de bala) é uma viagem louca, baboseira barata, sem nexo algum… mas o lance de marketing falou mais alto e o “zé povim” está comprando pela curiosidade de ir para outro planeta e os portais de outra dimensão da internet ajudam nesse “barato loko”. Se você reunisse teus contos e fatos em um livro, tenho certeza de que iria ser um sucesso, eu mesmo compraria uns 100 exemplares para apoiar a “resistência”, daria de presente para amigos, etc. Não some tanto tempo mais não, você faz falta, acredite que o que você plantou aqui está no consciente coletivo de todos que te admiram, assim como eu e mais milhares de pessoas… Sou um amigo que somente nunca te viu, porque te conhecer, eu já te conheço faz tempo… também escrevo contos e livros, estes estão na gaveta, talvez um dia saiam se eu não perder a chave… Grande abraço irmão! Elson Miranda.

  2. Fazia tempo que eu não entrava aqui… Mas sempre que tenho uma desilusão política, eu venho ler aquele seu post de quando você disse estar decepcionado com Lula e votou no Serra, à contragosto.
    Definiu com maestria o que eu sinto, o que eu senti, o que eu vivi…
    Aproveito e leio os posts que eu perdi.
    Continua escrevendo bem.
    Um abraço.

Deixe uma resposta