A pequena cética

Ana Júlia…

(Sim, o blog é sobre a minha sobrinha agora. Pau no seu cu.)

Ana Júlia ganhou essa Bíblia aí do lado, presente do Mackenzie. O texto é a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. De diferente, só a capa e os desenhos. O formato é aquele normal de bíblia: duas colunas, letra miudinha, notas de referência com letrinha menor ainda.

No domingo, Ana Júlia já tinha demonstrado seu novo interesse pela Bíblia. Disse que o vovô morreu por causa de duas coisas: o infarto e a Eva.

— Que Eva?

— A Eva, ué. Não era pra gente morrer, nunca. Mas aí a Eva comeu uma maçã envenenada, e agora a gente morre.

Nisso que dá ilustrar a Bíblia: a criança acaba enfiando elementos de desenho animado. Então ontem ela me trouxe a Bíblia nova. Ia me mostrando as figuras e pedindo para eu contar a história de cada uma.

— Quem são esses bebês?

— Esaú e Jacó, eles eram gêmeos. o Jacó nasceu segurando o calcanhar do Esaú porque queria ser mais importante do que ele.

— E esse?

— Esse é Moisés. A mãe dele não tinha condições de criar ele, então botou ele num cestinho no rio. A filha do rei pegou ele pra criar.

— E esse, com um monte de  sapo?

— Esse é o faraó, que era o rei do Egito. Deus mandou um bilhão de sapos pro Egito porque o faraó não queria deixar o pessoal do Moisés ir embora. Eles eram escravos.

Então ela chegou à página que mostra o maná. Na ilustração, um judeu com cara de personagem de desenho da Dreamworks estende a mão como quem vê se tá chovendo. Há pedaços de maná no chão, nas pedras e um pedacinho na palma da mão dele.

— E isso aqui, é o quê?

— É o maná. O povo do Moisés já tinha saído e tava andando no meio do deserto. Aí ficaram com fome, reclamaram um monte, e Deus fez chover pão do céu.

— Pfffffff… HAHAHAHA! Pão do céu! “Tá Chovendo Hambúrguer“? HAHAHAHAHA!

Acho que o pessoal do Mackenzie tá perdendo tempo com essa menina.

19 thoughts on “A pequena cética”

  1. Acho que é difícil ou até impossível (pedagogicamente) que criança entenda metáforas e afins. Imagino que o pão que caiu pode ter sido alucinação por tanta fome e ao acreditarem no pão, se alimentaram. Por aí vai. Religiões são mesmo um mistério, como a Bíblia também é. Recomendo a leitura de “A Linguagem de Deus” de Francis Collins, cientista e diretor do Projeto Genoma Humano. Ele aborda bem essa questão simbólica da Bíblia, além de elaborar a identidade do DNA no raciocínio teísta.

  2. cara, o mackenzie pode estar perdendo tempo com ela, mas ela nao está perdendo tempo no mackenzie: puta menina esperta essa ana julia…
    Deus te crie, minha filha!

  3. hahahahahahahaha

    só podia ser ana júlia mesmo… as anas júlias vão dominar o mundoooo!!!!!!

    1. Engraçado em qual sentido?? Espero que não seja “engraçado esse coitado que não entendeu essa entrada do blog”, etc; mas melhor que não ter graça. Esses dias assisti um documentário sobre ateísmo (http://topdocumentaryfilms.com/watch-online/) e tinha um cara lá dizendo que era o ‘messias dos ateus’. Como já disse: Duvido que ateísmo seja a verdade mas se for o caso, é melhor que ir pro inferno, certo?

  4. hahahhahaha……

    Agora tenho certeza que é minha sobrinha mesmo….

    O mundo (ainda) vai ser dominado pelos Ateus…se Deus quiser…rsrrss

  5. Adorei! Ri muito com a Ana Júlia. Parece uma história que li em “Human Natures”: um padre passou anos pregando para uma comunidade esquimó. Anos. Os esquimós o receberam bem, iam à igrejinha, participavam. Um dia apareceu um esquimó forasteiro, nascido na comunidade, mas que há anos havia emigrado. Eles fizeram uma festa, beberam, puseram a fofoca em dia, e lá pelas tantas um esquimó contou para o reaparecido: “Sabe no que o padre Fulano acredita? Que a mãe de Deus ficou grávida sem fazer sexo!” E eles todos gargalharam de chorar. (O padre não estava presente, senão eles teriam a decência de guardar esse pedaço de fofoca para depois.)

  6. Marco,

    Eu Gostava muito de ler a “Biblia sacaneada” onde posos conseguir os arquivos em PDF?

    Grato

    Zeca

  7. rs rs rs
    kkkkkkkkkkkkkk

    Chovendo hamburguer! Muito boa!!! rsrs
    Marco Aurelio, vc está lendo a Bíblia com sua sobrinha! Quem diria, heim!? interpretando do jeito que ela é!

    Há! E quando pedir, peça o melhor, como ela, peça “HAMBURGUER” !!!
    Essa menina realmente vai longe!

  8. Se é difícil pra gente entender, pra ela agora vai ficar fácil, ela vai até se interessar esperando q chova mais alguma coisa… hahaha

    Bjusss

  9. Crianças são incríveis, surpreendentes. E ser tia, então, é uma benção! Toda as alegrias e nenhuma das responsabilidades. Hahaha! Felizmente, essa nova geração tá cheia de “Anas Júlias”, garotada esperta e espirituosa.

  10. Essa tem futuro, não nega a linhagem!!!
    Quem sabe no futuro ela num escreva o novo testamento da biblia sacaneada junto com o Titio!?
    Que foi? Num posso sonhar!? kkkk…
    (Ps.: Muito inteligente, ela lembra a minha Sophia Fernanda, que apesar do nome composto não é da Familia no Marco, é minha filha e embora eu seja suspeito pra falar, ela é muito precoce tbm, e nem completou 3 anos ainda, mas parece que tem 5!)

  11. Talvez a maquina de fazer pão de deus tenha quebrado.
    Estou apaixonado pela sua sobrinha. Crianças como ela são raras!

  12. É de pessoas objetivas e críticas (no sentido de discutir) que nós seres humanos normais(?) precisamos para colocar os pés no chão, não me surpreendo mesmo que sendo na ótica de uma criança.
    Estou com 35 anos e cansado de tanta gente “esperta” tentando difundir achismos e teorias sem se darem ao trabalho de buscar compreender para elas o real significado, mesmo que histórico, das coisas misteriosas.
    Sou do coro que grita: “Religião é enganação!”, mas o auto-espiritualismo é necessário… Que digam os orientais e suas milenares tradições.
    Abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>