Os reinados de Abias e Asa, em Judá, e de Baasa, Elá, Zinri, Onri e Acabe, em Israel 33

(I Reis 15 e 16)

Não estranhem o tamanho do título, nem a quantidade de nomes estranhos. Com as mortes de Roboão e Jeroboão, os reis se sucederam nos dois tronos, sem que nenhum deles fosse propriamente digno de nota.
Abias, por exemplo, que sucedeu Roboão no trono de Judá, não fez nada além do que seu antecessor fizera. Neto de Absalão, o filho encrenqueiro de Davi, Abias subiu ao trono quando Jeroboão estava em seu décimo-oitavo ano de governo, e continuou a encrenca com o vizinho do norte. A idolatria permaneceu forte em Judá durante seu curto reinado de três anos. Um reizinho bem apagado, mas que mereceu o prêmio de ter um filho seu na linha de sucessão, graças à simpatia de Javé por seu bisavô, Davi.
Asa, filho de Abias, foi coroado quando Jeroboão ainda vivia. Foi um rei zeloso, que expulsou do país todos aqueles que não seguiam a religião oficial, e destituiu sua avó, Maacá, filha de Absalão, do posto de rainha-mãe. A velha adorava imagens, e isso não condizia com a alta santidade do neto. Asa reinou por quarenta e um anos, e viu os reis do norte sucederem-se uns aos outros enquanto ele permanecia firme no trono. No segundo ano de seu reinado, Jeroboão morreu e foi sucedido por seu filho Nadabe, que reinou por apenas dois anos. Quando Nadabe estava cercando Gibetom, uma cidade da Filistia, um tal Baasa, filho de Aías, da tribo de Issacar, armou uma conspiração contra o rei e o matou. Baasa foi então coroado rei, e sua primeira providência foi matar todos os descendentes de Jeroboão, conforme dissera Javé por meio do profeta Aías.
Depois de se garantir no poder eliminando a concorrência, Baasa resolveu invadir Judá e construir muralhas ao redor da cidade de Ramá, para assim controlar o caminho que levava a Jerusalém. O plano visava enfraquecer o Reino do Sul, e unir todo o Israel sob seu cetro. Aconteceu, porém, que Asa, o zeloso rei de Judá, enviou mensageiros a Ben-Hadade, rei da Síria, e junto com eles todo o ouro e prata que haviam sobrado no Templo e no palácio de Jerusalém. Asa pedia a Ben-Hadade que retirasse o apoio dado a Baasa, e que se unisse a ele contra o Reino do Norte. Com tantos presentes vistosos, o rei da Síria nem titubeou: enviou seu poderoso exército a Israel, e os soldados sírios conquistaram as cidades de Ijom, Dã e Abel-Bete-Maacá (pense…), a região do lago da Galiléia e toda a tribo de Naftali.
Baasa não tinha bala na agulha para responder a tamanha retaliação, então achou mais prudente interromper a construção das muralhas em Ramá e retornar a Tirza. Com Ramá livre dos israelitas, o rei Asa mandou reunir o povo para retirar todo o material trazido do norte para a construção das muralhas, e usá-lo para erguer muros em torno das cidades de Mispa e Geba, na tribo de Benjamim.
Já bem velho, Asa foi acometido por uma doença nos pés e morreu. Foi o primeiro caso registrado na História de morte por frieira.

Lá no norte, Baasa fazia tudo o que mais irritava Javé: promovia a adoração de outros deuses, espezinhava os irmãos do Sul e cagava e andava para os profetas. Javé enviou, então, o profeta Jeú, filho de Hanani, para dar ao rei de Israel o mesmo recado que Jeroboão recebera tantos anos antes: que seus descendentes seriam mortos e devorados pelos animais. O profeta levou a mensagem ao rei, que morreu pouco tempo depois. A Bíblia diz que o rei foi castigado por sua idolatria, mas principalmente por ter massacrado a família de Jeroboão. O massacre, caso vocês não se lembrem, foi uma idéia do próprio Javé. Com a morte de Bassa no vigésimo-quarto ano de reinado, o Deus de Israel celebrava a prática hoje conhecida como “tirar o cu da reta”.
Baasa foi sucedido no poder por seu filho Elá. Um dia, dois anos depois de ser coroado, Elá estava enchendo a cara na casa de Arsa, encarregado do palácio. Zinri, um dos oficiais do exército, entrou na casa e atacou o rei que, bêbado, não teve como reagir. Morto Elá, Zinri foi coroado rei no Norte, no vigésimo-sétimo ano do reinado de Asa em Judá. No primeiro dia de seu governo, a ordem corriqueira: matar todos os descendentes de Baasa.
Zinri bateu todos os recordes de brevidade em Israel. Sua conspiração só deu certo porque a maior parte do exército israelita estava novamente (ou ainda) sitiando Gibetom. Quando a notícia da conspiração chegou ao acampamento, os soldados se revoltaram e ali mesmo coroaram seu comandante, Onri. O oficial reuniu a tropa, e seguiram todos para Tirza. Quando Zinri viu que a cidade estava cercada, e por seu próprio exército, desesperou-se e tocou fogo no palácio. Zinri morreu queimado, tendo reinado em Israel por apenas sete dias.
Com a morte de Zinri, o reino dividiu-se. Parte do povo apoiava a subida de Onri ao trono, outra parte queria coroar um tal Tibni, filho de Ginate. No fim das contas, o partido de Onri prevaleceu e Tibni foi morto.
Onri ainda tentou governar a partir de Tirza, mas a cidade já não era a mesma. Com o palácio incendiado e parte da cidade destruída pelo cerco, saía mais barato mudar a capital. O rei, então, comprou umas terras de um tal Semer, pagando por elas setenta quilos de prata. As terras incluíam uma montanha, na qual Onri construiu uma cidade e defesas militares. Em homenagem ao seu primeiro proprietário, o rei chamou a cidade de Samaria. Após doze anos de reinado, durante os quais deu continuidade à idolatria dos reis anteriores, Onri morreu e foi sucedido por seu filho, Acabe.

Os reis iam e viam em Israel, e Asa continuava firme no trono de Judá. Em seu trigésimo-oitavo ano de governo, o filho de Onri foi coroado no Norte. Acabe foi, provavelmente, o rei que mais trabalho deu a Javé. Não contente em deixar que o povo continuasse a adorar os deuses que quisesse, o rei tomou alegremente parte ativa na idolatria. Casou-se com Jezabel, filha do rei de Sidom, Etbaal, e adotou o deus da família da esposa, Baal. Os altares e ídolos construídos por outros reis antes dele eram nada diante do templo erguido por Acabe em honra a Baal, em Samaria. Para piorar, permitiu que um tal Hiel de Betel reconstruísse a cidade de Jericó. Pode parecer pouco, mas após a destruição de Jericó Josué havia amaldiçoado a cidade, dizendo que quem colocasse os alicerces perderia o filho mais velho, e quem erguesse os portões perderia o caçula. Como Hiel fez as duas coisas, Hiel perdeu seu primogênito, Abirão, quando botou os alicerces, e Segube, o mais novo, quando colocou os portões na cidade pronta.
Enquanto seus antecessores pecavam apenas por omissão, Acabe deleitava-se em desafiar Javé de todas as maneiras. Para um cabra ruim assim, o Senhor dos Exércitos ia precisar arrumar um oponente daqueles. Os velhos profetas, pouco mais do que garotos de recado, não dariam conta de tamanha tarefa. Era preciso um paladino, quase um Moisés. Conseguiria Javé arrumar um sujeito assim para enfrentar Acabe? É o que veremos.

33 thoughts on “Os reinados de Abias e Asa, em Judá, e de Baasa, Elá, Zinri, Onri e Acabe, em Israel

  1. Reply tinimuzel Apr 10,2006 21:47

    Javé foi o primeiro a adotar pena de morte. o/… Nada de julgamentos justos… Nada de tribunais. Com ele é assim: desobedeceu, morreu. Essa parte que vem agora é uma das minhas favoritas :D…

    Se Javé é a favor da pena de morte… eu também sou… Mas não no Brasil, pelamor… brasileiro consegue corromper até pena de morte… eaeuhaeuhauee…

  2. Reply Beto Muniz Apr 10,2006 22:39

    Esse método de eliminar até os descendentes de quem perdeu a vez no trono, seria interessante no Brasil!

    Maninho iria para Brasília sabendo; perdeu uma reeleição? Bora pedir licença a São Pedro… isso se quiser entrar no céu!

  3. Reply ritmo Apr 10,2006 23:51

    ora, é sempre nessa hora que o Inexistente apela pro aproveitadorzinho de plantão, aquele que pega busão sem pagar, come o rango dos outros, folgadão mesmo! Do tipo Charles Bronson!

  4. Reply Andreh Cassius Apr 11,2006 03:05

    Será que estah vindo mais um super-herói?

    SANGUEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!! hahaha

  5. Reply Yakumo Apr 11,2006 12:22

    Agora assim a história ta ficando boa. Aguardo ansioso paraver o que o mensageiro de Javé irá fazer

  6. Reply Marcelo Rodrigues Apr 11,2006 13:19

    Caraca bixo, depois de ser barrado na churrascaria tu voltou com toda vontade de escrever agora até com “a seguir cenas dos próximos capítulos” ta querendo fechar o velho testamento antes da páscoa?

  7. Reply O Siciliano Apr 11,2006 13:39

    A seguir: cenas de nosso próximo e emocionante episódio !

  8. Reply Alexandre Apr 11,2006 13:57

    Crítica construtiva (ou não!!!): tá faltando emoção nos útlimos textos. Parece que falta inspiração… Poderia dizer que os últimos textos são posts apócrifos!

  9. Reply Lacan Apr 11,2006 17:09

    Ainda bem que (parece) que a coisa vai voltar a pegar fogo! Todo esse esquema de sai-rei-mata-descendente-entra-rei já tava ficando um marasmo.
    Tô sentindo que dessa vez Javé vai estrapolar com tudo…

  10. Reply Ivan Apr 11,2006 21:58

    Ebaaaaa…….
    Vai chegar uns dos cara mais da hora do Velho Testamento…..com ele Escreveu num leu….pau comeu….uhauhauahauha
    To doido pra ver o estereótipo dele….sera um nordestino arretado??? uhauhauha

  11. Reply Mayhem Apr 12,2006 10:58

    Nossa, como as pessoas as vezes c estressam com besteira…
    vi nos comentários anteriores alguns dizendo que odeiam Jornalistas
    …e blá,blá,blá…

  12. Reply Sizenando Silveira Alves Apr 12,2006 12:19

    Maluquinho, seguinte:

    O próximo a ser “satirizado”, como você diz, é o profeta Elias.

    O texto original já é caprichado o bastante, então acho que só vai te restar colocar umas duas ou três falas de Javé no meio do texto e um sotaque em Elias.

    Mas vê se põe um sotaque de gaúcho nele, que sotaque de nordestino já enjoou.

    E daqui a pouco, se você continuar a seguir as edições protestantes, vai começar a perder texto. A edição católica é mais completa.

    Sugiro que você compre um exemplar da Bíblia de Jerusalém, traduzida pela Editora Paulus. Tém uma série de notas de rodapé elaboradas por lingüistas e historiadores que eu acredito que você vai achar muito úteis.

    E para encontrar referências históricas sobre Jesus, talvez você encontre alguma coisa nos textos do historiador hebreu Flávio Josefo (cidadão romano, se não me falha a memória).

    Abraços!

  13. Reply Lakshmi Apr 12,2006 13:19

    Puxa, Sizenando, quantas dicas! Bem legal, mas eu tenho a nítida impressão de que o Marco tem conhecimento teológico um pouco vasto, né não, Marco? Abraços!

  14. Reply Sizenando Silveira Alves Apr 12,2006 15:22

    Sem dúvida, o Marco demonstra ter uma sólida base em Teologia.

    Mas até onde pude perceber os materiais de consulta dele são marcadamente protestantes (Sociedade Bíblica Brasileira, traduções revisadas da Sociedade Bíblica Trinitariana e de João Ferreira de Almeida, etc).

    Apenas sugeri que ele consultasse também algum material católico, pois já que o Marco se declara ateu, não vejo por que ele perderia a oportunidade de trabalhar com material mais extenso.

    Abraços!

  15. Reply joao Apr 12,2006 15:42

    Se foi o Marco quem escreveu esse post…sei não, viu, mas acho que ele ficou putinho com o comentario do jornalista “diplomado”.

  16. Reply Yuri Apr 13,2006 02:52

    bom acho que o marco aurelio é amigo do cara do http://www.dequejeito.com.br
    tem como saber o que aconteceu com este flog? fui dar uma olhada nele e há algo que não esta certo…

  17. Reply Renato Apr 13,2006 10:42

    Que nada, Sizenando. Deixa pra lá o Marco Aurélio. Pega todas as tuas idéias e faz um blog melhor que o dele. Vai ser molinho… Elias gaúcho vai ficar ótimo…

  18. Reply Sizenando Silveira Alves Apr 13,2006 11:22

    Deixe disso, Renato. Assim fico sem jeito.

    Só que não dá, obrigado. Primeiro que eu não tenho tempo. Estou com prazos de entrega aqui na facul (pós-grad, aqui o bicho pega).

    Depois, eu sou católico e não conseguiria sacanear as Escrituras. Só fiz minhas sugestões por que, de uma forma ou de outra, este blog chama a atenção do pessoal para a Palavra e é do meu interesse que a turma leia a versão completa (como eu disse antes, o texto protestante levou umas tesouradas feias em relação ao original).

    Abraços!

  19. Reply Renato Apr 13,2006 11:53

    Ah, que pena, Sizenando…

  20. Reply lima Apr 13,2006 16:48

    Papinho juidaico ?? que horror. Viva a Palestina Livre, viva o mundo livre

  21. Reply Abdias Frias Apr 13,2006 21:07

    E aí, gente. Com esse papo paralelo que a maioria dos leitores certamente não tá entendendo nada, vcês tão perturbando a concentração de nosso brilhante narrador. Dêem um tempo. Comentários, apenas restritos aos textos e seus desdobramentos. Tá parecendo concurso de teologia, pô.
    Deixem o homem trabalhar em paz…
    falei

  22. Reply Equipe Blog News Apr 15,2006 03:05

    Temos a satisfação de informar que seu blog está, a partir de hoje, concorrendo ao prêmio BLOG DA QUINZENA no BLOGNEWS.
    Venha pegar o selo para votação no http://blognews.labellmidis.com.br e boa sorte

    Equipe Blog News

  23. Reply marisa Apr 15,2006 18:25

    O que vejo? Que criatividade não falta aqui.Adorei.
    Jesus, como faço pra voltar? Vai lá no meu click e deixa seu endereço por favor…

  24. Reply Garcia Apr 15,2006 19:16

    Acabe acabará! Quem vai acabar com Acabe? O certo é que Acabe acabará!

  25. Reply vinicius Apr 15,2006 21:16

    Porra Marco, esses anúncio do Google aí no topo tão foda, “Jesus Loves You”, “Cruzada Santa Menininha de Jesus”, “Even Jesus Hates Jews”.

  26. Reply pedro Apr 16,2006 16:30

    não!!!
    não me pergunte o quê
    (falta de assunto).

  27. Reply Jaque Apr 16,2006 17:45

    A Bíblia de Jerusalém é mais completa mesmo, é a minha, ás vezes minha paciência acaba pq tenho que voltar tudo e ler de novo pq não entendi lhufas (o vocabulário é um pouquinho fora do usual), mas pelo menos tem um monte de notas no rodapé! A Bíblia Ecumênica (acho que é assim que escreve) é mais completa ainda, se o Marco quiser ter mais trabalho… rsrsrs, foi traduzida por estudiosos de várias religiões, agrada todo mundo (pelo menos deveria)!

  28. Reply _Maga Apr 18,2006 03:31

    A seguir cenas do proximo capitulo. Parabéns Marco Aurelio! Muito bom esse capitulo. Beijos

  29. Reply Pedro Apr 18,2006 05:31

    Se tu fizer a piadinha de “arranjar um sujeito que acabe com Acabe”, vou a Sp só pra estapear sua cara.

  30. Reply Alessandro Apr 21,2006 21:29

    Meu chapa, pelo que consta na minha bíblia, Asa fihlo de Davi, portanto irmão de Abias, e não filho dele. Veja I Reis 15.11 (João Ferreira de Almeida).
    E agora?

  31. Reply Jo Apr 28,2006 17:56

    Na minha Biblia Diz:
    Apocalipse 22-7:18

    7. Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
    8. E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
    9. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
    10. E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.
    11. Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
    12. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
    13. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
    14. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
    15. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
    16. Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
    17. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
    18. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

    Reflita Nisto!!!

  32. Reply Lakshmi May 10,2006 11:37

    Ai, meu pai, faz tento tempo que eu não passo por aqui e, quando passo, já tem pregação? Eu, hein?

  33. Reply SIZENANDO 2 Feb 26,2008 19:57

    OI cheguei!!!
    Cadê todo mundo???
    Já se foram todos.
    tà bom tchau!!!!!!

    Quanta opinião em Marco?

Leave a Reply