A abelha

Desviei minha atenção do Cortázar que lia para observar uma abelha que andava em círculos pela calçada. Descrevia um círculo completo, parava um pouco, depois recomeçava no sentido oposto uma circunferência menor. Não tinha ferrão — defendendo a colônia e uma rainha que sequer a conhecia (embora fosse sua mãe, como de todas as outras), ferroara algo que ameaçava a colméia, talvez apenas uma criança curiosa, e agora agonizava por ter perdido as vísceras junto com sua arma de uso único. Após um tempo, começou a girar em torno de si mesma e parou. Movimentava-se muito pouco, e as formigas começaram a se assanhar ao seu redor. Movido por não sei que solidariedade que tenho por essas criaturas — a abelha é um bicho útil, solidário e o mais inteligente dos insetos — aproximei um graveto ao qual ela se agarrou com as patas ainda cheias de pólen. Depositei-a sobre uma florzinha miúda de alecrim e ela animou-se um pouco, como se pudesse voltar ao trabalho. Não durou muito: logo parou de movimentar-se, e depois de um tempinho caiu do arbusto. Estava morta, e as formigas podiam fazer seu trabalho.

38 comments

  1. Eu não preciso entender o seu capítulo querido. Ah Marco, fala sério. É sua a idéia de que Davi foi atrevido. Aliás, deveríamos ser um pouco assim. Mas ele apenas queria implorar para que Deus não matasse seu filho.Foi uma atitude de humilhação, não de afronta. E vc já foi crente e sabe disso, oras. Vc é que devia ler o capítulo na Bíblia novamente.

  2. – Lilla, ninguém odeia abelhas. Você deve ter confundido com baratas.
    – Polzonoff, seu sarcasmo me fode a alma.
    – Loxa, eu nem tenho mais esperança.
    – Eu sei, Moacyr. Estou descobrindo esse meu lado mais colorido, sabe?

  3. Bonito … dar esperança de recomeçar a vida da abelha e deixa-la pras formigas … poético sem duvida… afinal na natureza nada se perde, tudo se transforma… mas cá pra nois, cê não ficou um pouco triste pela perda de tão prestativa criatura..??? e principalmte( essa é pras pessoas que foram ferroadas por tão vil criaturas ) fiquem, felizes uma já foi … falta agora algumas dezenas de bilhões….

  4. Só para deixar claríssimo: não foi sarcasmo. Achei bonito mesmo. É uma daquelas coisas que eu leio e digo: caralho, eu queria ter escrito isso.

  5. Será que ela acreditava na vida pós morte?
    Ps: O comentário do Fellipe foi apagado ou ele postou em branco como afronta? Pensei na segunda opção…

  6. Isso me parece uma das parábolas do Paulo Coelho ou do Paiva Neto.
    Qual é o proximo passo? Montar um orfanato e viver as custas dos donativos das crianças?
    Beijundas!

  7. tem uma casa de marimbondo na minha varanda. Uma obra de arte: eles começam formando hexágonos perfeitos, um do lado do outro, e vão cobrindo. Mas vou ter que tacar fogo uma hora, parece que é perigoso.

Deixe uma resposta