A morte do filho de Davi e Bate-Seba

(II Samuel 12:16-31)

No último capítulo, vimos que Javé, em sua infinita misericórdia e absoluta justiça, determinara que o filho de Davi pagaria pelo crime de seu pai. Não demorou a agir; assim que o profeta saiu do palácio, chegou ao rei a notícia: a criança estava gravemente enferma. Mas Davi, já estamos cansados de saber, não era muito de abaixar a cabeça para as ordens de cima: era orgulhoso, atrevido, e não aceitaria quietamente esse castigo estúpido. Então afrontou a Javé, pedindo pela vida do filho, e ficou em jejum. Isolou-se em seus aposentos e passou a noite toda deitado no chão. Os empregados do palácio queriam fazê-lo levantar-se e comer alguma coisa, mas ele estava firme em seu intento. A atitude era provocativa: Javé já determinara que a criança morreria, e Davi ousava discutir, demonstrando a todos que se martirizava para salvar a vida do filho condenado. Assim passou uma semana, deitado no chão duro e sem comer absolutamente nada.
Ao fim de uma semana, o menino morreu e os funcionários do palácio ficaram sem saber o que fazer:
— Se o rei nem nos respondia quando a criança estava doente, como vai ser agora que ela morreu? Ele é capaz de fazer alguma besteira.
Um empurrava para o outro a responsabilidade de dar ao rei a notícia. Não foi preciso: ouvindo os cochichos ao seu redor e vendo as expressões de pesar em todos os rostos, Davi deduziu o óbvio. Olhando vagamente em volta, perguntou:
— A criança morreu?
Com a confirmação de suas suspeitas, o rei surpreendeu a todos: levantou-se, tomou um banho, penteou os cabelos e trocou de roupa. Em seguida foi até a tenda onde estava a Arca Sagrada para prestar um culto a Javé. De volta ao palácio, pediu que lhe servissem comida. Os empregados ficaram sem entender nada:
— Majestade… Enquanto o menino estava vivo o senhor passava o dia chorando e não comia nada. Foi ele morrer, e o senhor está aí, disposto. Que foi isso?
— Ué. É isso mesmo. Enquanto ele estava vivo, eu jejuei e chorei, pensando que talvez Deus pudesse ter pena de mim e salvar a vida do menino. Mas agora que ele está morto, de que adianta chorar? Eu não posso fazê-lo viver de novo. Um dia eu irei para onde ele está, mas ele nunca vai voltar para mim. Entenderam?
Os empregados compreendaram muito bem. Isso explicava, aliás, a ida ao Tabernáculo: Davi o fizera mais para reconhecer a vitória de um adversário do que para adorar a um deus.

Davi perdeu essa batalha com Javé, mas em Amom tudo corria bem: Joabe continuava cercando a capital, Rabá. Quando estava para invadir a cidade, mandou uma mensagem a Davi:

Majestade,

Rabá está cercada, e eu tenho o controle dos reservatórios de água. Agora o senhor pode vir para cá com seus soldados para tomar a cidade. Eu não quero a fama por essa conquista.

J.

Joabe podia ser um brutamontes, mas também sabia ser político. Cedendo a glória da tomada de Rabá a Davi, crescia aos olhos do rei e tirava o cadáver de Urias do meio do caminho entre eles. O rei, tendo compreendido a mensagem, juntou seus soldados e partiu para Amom, atacando e conquistando Rabá. Feito isso, condenou seus habitantes a uma vida de trabalhos forçados, e tomou como lembrança a coroa do rei de Amom, que era de ouro e pedras preciosas e pesava 34 quilos (a coroa, não o rei. Seria ridículo). Missão cumprida, voltaram todos a Jerusalém.

Na capital, Davi ainda tinha um problema: Bate-Seba, sua favorita, ainda sofria pela morte do filho. Davi consolou-a do único jeito que sabia, e ela engravidou novamente. Nove meses depois nasceu o menino Salomão. Javé, sabendo que Davi ainda guardava rancor por causa do filho morto, resolveu ser diplomático e mandou Natã dizer ao rei que tinha gostado muito do novo garoto. Como prova disso, ordenou ao profeta que desse ao menino o nome de Jedidias, amado por Deus em hebraico.
Davi ignorou a mudança de nome.


26 thoughts on “A morte do filho de Davi e Bate-Seba”

  1. Pois é, Uly. Por isso algumas traduções dizem que a coroa pertencia a um ídolo que representava o deus Moloque, e que Davi não pegou a coroa para si, apenas incrustou as pedras da coroa do ídolo na sua.

  2. Eu acho que a interpretação está sendo muito crítica com Javé. lembremo-nos que ele estava conduzindo um bando de ogros pelo deserto no caminho de se transformarem numa nação. Imagina aí se esse filho cresce e se torna rei? Um filho da puta com pai assassino rei dos hebreus? Ao matar a criança ele puniu sim, a Davi, pois a criança não precisou crescer no meio daquele monte de nada, entre cocô de cabra e areia no pão. Davi é que pagou papel de palhaço fazendo birra como criança no supermercado, que se joga no chão pra a màe comprar um chocolate Surpresa.

  3. Eu acho que a interpretação está sendo muito crítica com Javé. lembremo-nos que ele estava conduzindo um bando de ogros pelo deserto no caminho de se transformarem numa nação. Imagina aí se esse filho cresce e se torna rei? Um filho da puta com pai assassino rei dos hebreus? Ao matar a criança ele puniu sim, a Davi, pois a criança não precisou crescer no meio daquele monte de nada, entre cocô de cabra e areia no pão. Davi é que pagou papel de palhaço fazendo birra como criança no supermercado, que se joga no chão pra a màe comprar um chocolate Surpresa.

  4. que coisa, chamar Bate-Seba de puta…

    muito feio, preconceituoso e não é verdade. Puta, lembre-se, não é aquela que dá pra todo mundo, mas aquela que cobra pra dar. Muito diferente…

  5. Na Verdade, Javé nao pode ser considerado inocente…ele que escolheu os judeus e prometeu a eles a “terra de onde jorra leite e mel”. Quando voce pensa que esse paraiso é a Palestina seca e dura fica difícil ser fiel ao Deus…

  6. Edgard,

    Hoje em dia as crianças não fazem mais birra no supermercado para a mãe comprar um chocolate Surpresa.

    O que está na moda é a birra para a compra de brócolis.

  7. pow ta de sacanagem né…vc comprou sua bíblia a onde para interpreta dessa maneira, foi no paraguaí ?? Davi foi o homem segundo coração de Deus ele era um adorador, um homem temente a Deus e o seu coração agradava a ao Senhor e por esta razão Deus o escolheu 1 Samuel 16:6,7 e vc ala que o cara era atrevido isso e aquilo, ele é sim um pecador com eu e vc, mas fez o que eu e vc talvez já mais faríamos confiar e arriscar sua própria vida ao enfrentar o gigante golias mesmo sabendo da sua estatura e que não era nenhum guerreiro mas ele mesmo disse que ele iria em nomo do Senhor dos exército, durante 40 dias o gigante afrontou o povo e insultou o nome de Deus, não quero dizer que DAVI é o cara não, quero que vc saiba que ele é homem como eu e vc sujeito a erra mas ele sabia que o cair é do homem mas o levantar é de Deus, salomão a firma que o justo pode cair sete vezes, mas as sete se levanta, o rei Davi afirma no salmo 37 que se cair não ficar prostrado porque o senhor lhe retem pelas mãos… ele erro porque não era ele quem salvaria o povo a nação eleita ele apenas foi um instrumento mas o meu Deus enviou sim um rei o qual sem pecado, ou seja, um cordeiro perfeito sem macula para nos salvar…Davi não era o salvador mas um adorador …… pare de heresias e peça a Deus para abrir os seus olhos e teus ouvidos e não leve as pessoas ao erro pois será cobrado !!! Davi só não morreu ao cometer adultério com Berseba pois teve um coaração sincero e por está razão Deus traspassou o seu pecado ..

    não sou nenhum teólogo mas sou um leitor da bíblia sagrada e um adora de Cristo Jesus…..

  8. por mais que Davi consagro pelo seu filho. torno a lembra meu irmão que muitas das vez eu e vc faz consagração errada por que queremos os nossos próprios propósitos mais os planos de deus só maiores do que o nossos mais a bíblia disse que deus nao resiste ao joelhos que se dobra

  9. segredo e melhor erra tentando do que nunca erra mais nunca ter tentado veja pedro meus irmão ando sobre as águas emergi, mais foi o segundo homem a andar sobre as águas

  10. o nome do senhor numca foi revelado na biblia, ele mesmo disse a moises que o seu nome é eu sou.javé ou geova pra mim são deuses pagãos,

    1. Só quem tem uma experiência com Deus vai saber quem ele é entrega sua vida a Ele confia Nele e Ele transformará a sua vida tenho certeza do mesmo jeito que ele mudou a minha vai mudar a sua Jesus te ama meu querido!!!

  11. Davi coloca o nome de seu filho absalão pensando que ele iria trazer paz pra sua casa, ao contrário! Ele foi um filho desobediente tanto a Deus como o seu pai davi.
    Davi como pai foi um fracasso pq no primeiro erro de um de seus filhos ele não corrigiu, amnon ao estuprar sua meia irmã nada foi feito por davi. Nessa hora tinha que ter entrado como rei e julgar a causa de seu filho. Mais o amor de pai falou mais alto e não aplicou a correção, davi Ñ tinha exemplo pq pegou berseba e adulterou com ela . e com isso trazendo desgraça a sua familia e a outra.
    Davi foi um homem segundo o coração de Deus por ser um homem tão sincero e depois de toda a desgraça na vida dele ai foi que ficou mais sincero diante de Deus 👈 Deus cobra caro de davi castigando ele de uma forma terrivel ! Seus 4 filhos morreram, ai berseba engravida e davi coloca o nome de Salomão. Se tornou um excelente rei e contudo temente a Deus e o homem mais sábio e rico da face da terra . assim que Deus trabalha na nossa vida.

  12. Deus deu a Davi a oportunidade de enxergar a cruz de Cristo e sua graça, pois “O FILHO DE DAVI” morreu em seu lugar, Davi deveria ter morrido entendem? A pena do pecado recaiu sobre um inocente e Davi mostra como devemos nos portar diante disso: se humilhar e viver prostrado em rendição a vontade de Deus até o dia em que voltaremos a vestir as vestes reais que o pecado nos tirou, Jesus, o filho de Davi, nos substituiu imputando nossos pecados sobre si e imputando sua justiça a nós, isso é motivo para vivermos totalmente para amá-lo.

  13. O imbecil que faz essa narrativa insolente da bíblia, deve ter comido criança quando era merda, ou simplesmente afronta a Deus por culpa-lo por sua vidinha fracassada e sem graça, só pode !!

Diga aí!