A morte do filho de Davi e Bate-Seba 17

(II Samuel 12:16-31)

No último capítulo, vimos que Javé, em sua infinita misericórdia e absoluta justiça, determinara que o filho de Davi pagaria pelo crime de seu pai. Não demorou a agir; assim que o profeta saiu do palácio, chegou ao rei a notícia: a criança estava gravemente enferma. Mas Davi, já estamos cansados de saber, não era muito de abaixar a cabeça para as ordens de cima: era orgulhoso, atrevido, e não aceitaria quietamente esse castigo estúpido. Então afrontou a Javé, pedindo pela vida do filho, e ficou em jejum. Isolou-se em seus aposentos e passou a noite toda deitado no chão. Os empregados do palácio queriam fazê-lo levantar-se e comer alguma coisa, mas ele estava firme em seu intento. A atitude era provocativa: Javé já determinara que a criança morreria, e Davi ousava discutir, demonstrando a todos que se martirizava para salvar a vida do filho condenado. Assim passou uma semana, deitado no chão duro e sem comer absolutamente nada.
Ao fim de uma semana, o menino morreu e os funcionários do palácio ficaram sem saber o que fazer:
— Se o rei nem nos respondia quando a criança estava doente, como vai ser agora que ela morreu? Ele é capaz de fazer alguma besteira.
Um empurrava para o outro a responsabilidade de dar ao rei a notícia. Não foi preciso: ouvindo os cochichos ao seu redor e vendo as expressões de pesar em todos os rostos, Davi deduziu o óbvio. Olhando vagamente em volta, perguntou:
— A criança morreu?
Com a confirmação de suas suspeitas, o rei surpreendeu a todos: levantou-se, tomou um banho, penteou os cabelos e trocou de roupa. Em seguida foi até a tenda onde estava a Arca Sagrada para prestar um culto a Javé. De volta ao palácio, pediu que lhe servissem comida. Os empregados ficaram sem entender nada:
— Majestade… Enquanto o menino estava vivo o senhor passava o dia chorando e não comia nada. Foi ele morrer, e o senhor está aí, disposto. Que foi isso?
— Ué. É isso mesmo. Enquanto ele estava vivo, eu jejuei e chorei, pensando que talvez Deus pudesse ter pena de mim e salvar a vida do menino. Mas agora que ele está morto, de que adianta chorar? Eu não posso fazê-lo viver de novo. Um dia eu irei para onde ele está, mas ele nunca vai voltar para mim. Entenderam?
Os empregados compreendaram muito bem. Isso explicava, aliás, a ida ao Tabernáculo: Davi o fizera mais para reconhecer a vitória de um adversário do que para adorar a um deus.

Davi perdeu essa batalha com Javé, mas em Amom tudo corria bem: Joabe continuava cercando a capital, Rabá. Quando estava para invadir a cidade, mandou uma mensagem a Davi:

Majestade,

Rabá está cercada, e eu tenho o controle dos reservatórios de água. Agora o senhor pode vir para cá com seus soldados para tomar a cidade. Eu não quero a fama por essa conquista.

J.

Joabe podia ser um brutamontes, mas também sabia ser político. Cedendo a glória da tomada de Rabá a Davi, crescia aos olhos do rei e tirava o cadáver de Urias do meio do caminho entre eles. O rei, tendo compreendido a mensagem, juntou seus soldados e partiu para Amom, atacando e conquistando Rabá. Feito isso, condenou seus habitantes a uma vida de trabalhos forçados, e tomou como lembrança a coroa do rei de Amom, que era de ouro e pedras preciosas e pesava 34 quilos (a coroa, não o rei. Seria ridículo). Missão cumprida, voltaram todos a Jerusalém.

Na capital, Davi ainda tinha um problema: Bate-Seba, sua favorita, ainda sofria pela morte do filho. Davi consolou-a do único jeito que sabia, e ela engravidou novamente. Nove meses depois nasceu o menino Salomão. Javé, sabendo que Davi ainda guardava rancor por causa do filho morto, resolveu ser diplomático e mandou Natã dizer ao rei que tinha gostado muito do novo garoto. Como prova disso, ordenou ao profeta que desse ao menino o nome de Jedidias, amado por Deus em hebraico.
Davi ignorou a mudança de nome.

17 thoughts on “A morte do filho de Davi e Bate-Seba

  1. Reply Guardião Oct 8,2004 00:01

    Já tava sentindo falta de mais um capítulo sagrado!

    Sou o primeiro a comentar!

    Legal!

    Beijundas!

  2. Reply Flávio Oct 8,2004 00:23

    Jedidias seria um nome muito feio.

  3. Reply Uly Oct 8,2004 00:52

    Coroa de 34 quilos… O rei de Amom devia ter problemas de coluna. Acho que assim eu não iria querer ser rei.

  4. Reply Marco Aurélio Oct 8,2004 00:54

    Pois é, Uly. Por isso algumas traduções dizem que a coroa pertencia a um ídolo que representava o deus Moloque, e que Davi não pegou a coroa para si, apenas incrustou as pedras da coroa do ídolo na sua.

  5. Reply Renato K. Oct 8,2004 07:43

    Marco, agora fiquei curioso: essa capital, Rabá – qual é o significado desse nome, você saberia ?

  6. Reply Edgard Oct 8,2004 09:19

    Eu acho que a interpretação está sendo muito crítica com Javé. lembremo-nos que ele estava conduzindo um bando de ogros pelo deserto no caminho de se transformarem numa nação. Imagina aí se esse filho cresce e se torna rei? Um filho da puta com pai assassino rei dos hebreus? Ao matar a criança ele puniu sim, a Davi, pois a criança não precisou crescer no meio daquele monte de nada, entre cocô de cabra e areia no pão. Davi é que pagou papel de palhaço fazendo birra como criança no supermercado, que se joga no chão pra a màe comprar um chocolate Surpresa.

  7. Reply Edgard Oct 8,2004 09:19

    Eu acho que a interpretação está sendo muito crítica com Javé. lembremo-nos que ele estava conduzindo um bando de ogros pelo deserto no caminho de se transformarem numa nação. Imagina aí se esse filho cresce e se torna rei? Um filho da puta com pai assassino rei dos hebreus? Ao matar a criança ele puniu sim, a Davi, pois a criança não precisou crescer no meio daquele monte de nada, entre cocô de cabra e areia no pão. Davi é que pagou papel de palhaço fazendo birra como criança no supermercado, que se joga no chão pra a màe comprar um chocolate Surpresa.

  8. Reply Mais Uma Oct 8,2004 11:47

    “Isolou-se em seus aposentos e passou a noite toda deitado no chão.” Isso é afrontar?

  9. Reply Marco Aurélio Oct 8,2004 11:57

    Releia o capítulo até entender. Depois comente.

  10. Reply juca Oct 8,2004 14:26

    hehe, ignorou a mudança de nome… que burrada, como se ele não conhecesse Javé…

  11. Reply rosa Oct 8,2004 17:12

    que coisa, chamar Bate-Seba de puta…

    muito feio, preconceituoso e não é verdade. Puta, lembre-se, não é aquela que dá pra todo mundo, mas aquela que cobra pra dar. Muito diferente…

  12. Reply Seu Juca Oct 8,2004 17:27

    Na Verdade, Javé nao pode ser considerado inocente…ele que escolheu os judeus e prometeu a eles a “terra de onde jorra leite e mel”. Quando voce pensa que esse paraiso é a Palestina seca e dura fica difícil ser fiel ao Deus…

  13. Reply Irmão Oct 9,2004 11:45

    Edgard,

    Hoje em dia as crianças não fazem mais birra no supermercado para a mãe comprar um chocolate Surpresa.

    O que está na moda é a birra para a compra de brócolis.

  14. Reply Vivão Oct 9,2004 12:07

    Esse Salomão é aquele mesmo que chamam de justo e sábio? Deus também tava de sacanagem… Francamente, não tinha um nome melhor?

  15. Reply thiago Sep 5,2013 15:14

    pow ta de sacanagem né…vc comprou sua bíblia a onde para interpreta dessa maneira, foi no paraguaí ?? Davi foi o homem segundo coração de Deus ele era um adorador, um homem temente a Deus e o seu coração agradava a ao Senhor e por esta razão Deus o escolheu 1 Samuel 16:6,7 e vc ala que o cara era atrevido isso e aquilo, ele é sim um pecador com eu e vc, mas fez o que eu e vc talvez já mais faríamos confiar e arriscar sua própria vida ao enfrentar o gigante golias mesmo sabendo da sua estatura e que não era nenhum guerreiro mas ele mesmo disse que ele iria em nomo do Senhor dos exército, durante 40 dias o gigante afrontou o povo e insultou o nome de Deus, não quero dizer que DAVI é o cara não, quero que vc saiba que ele é homem como eu e vc sujeito a erra mas ele sabia que o cair é do homem mas o levantar é de Deus, salomão a firma que o justo pode cair sete vezes, mas as sete se levanta, o rei Davi afirma no salmo 37 que se cair não ficar prostrado porque o senhor lhe retem pelas mãos… ele erro porque não era ele quem salvaria o povo a nação eleita ele apenas foi um instrumento mas o meu Deus enviou sim um rei o qual sem pecado, ou seja, um cordeiro perfeito sem macula para nos salvar…Davi não era o salvador mas um adorador …… pare de heresias e peça a Deus para abrir os seus olhos e teus ouvidos e não leve as pessoas ao erro pois será cobrado !!! Davi só não morreu ao cometer adultério com Berseba pois teve um coaração sincero e por está razão Deus traspassou o seu pecado ..

    não sou nenhum teólogo mas sou um leitor da bíblia sagrada e um adora de Cristo Jesus…..

  16. Reply alice Dec 1,2013 18:56

    era uma promiscua essa bateseba credo

Leave a Reply