Davi derrota os filisteus 17

(II Samuel 5:17-25)

Enquanto era rei apenas em Judá, Davi contava com o total beneplácito dos filisteus — afinal, ele era homem de confiança de Aquis, rei de Gate. No entanto, quando viram sua marionete criar vida própria e subir ao trono israelita, os filisteus não entenderam nada. E quando Davi tomou Jerusalém, os vizinhos resolveram que era hora de botar o pastorzinho ruivo em seu devido lugar. Então sitiaram Jerusalém, acampando no vale de Refaim (dos gigantes), que fica entre Jerusalém e Belém. Quando soube do sítio, Davi botou a todos de guarda e chamou seu sacerdote:
— Abiatar! Ô, ABIATAR!
— Já sei, já sei: você quer o cachecol das pedrinhas, né?
— Cachecol? Pedrinhas? Mas que porra de sacerdote é você, Abiatar? É assim que você chama a estola sacerdotal, o Urim e o Tumim? Que vergonha!
— Mas… Mas…
— Mas é um cacete! Vai logo, preciso fazer uma consulta a Javé.
— Tá na mão.
— Beleza. Pergunta aí se eu devo ir e atacar os filisteus.
— Hmmmm… Peraí… Pronto. Javé diz que sim.
— Maravilha!
Então Davi juntou seus homens e foi atacar seus antigos protetores em Baal-Perazim, onde os venceu. O nome Baal-Perazim, aliás, vem de baal (senhor) e do verbo peraz, que quer dizer abrir uma brecha. Recebeu esse nome estranho (senhor abridor de brechas) porque Davi, espantado com a facilidade com que derrotara os filisteus naquele lugar, só pôde atribuí-la a interferência divina, dizendo que Javé abrira uma brecha entre seus inimigos, como uma enchente que sai derrubando tudo. Muito poético, o Davi, como sempre.
A batalha de Baal-Perazim, no entanto, não definiu a situação: os filisteus eram muitos, e voltaram a cercar a Cidade de Davi assim que se recuperaram da primeira derrota. Então o rei quis consultar a vontade de Javé mais uma vez. Perguntou se deveria atacar os filisteus mais uma vez e a resposta foi “não”. O rei já ia começar a resmungar, decepcionado, quando ouviu uma voz em sua cabeça:
— Não vai atacar os caras assim, feito um doido. Você não tem chance.
— Epa, quem tá falando comigo?
— Sou eu, Davi. Javé, o Senhor dos Exércitos.
— PUTA QUE PARIU! Esse negócio de ser rei de Israel deixa a gente doido de verdade! Primeiro foi o Saul, agora eu estou ficando maluco também.
— MALUCO O CACETE! EU SOU É DEUS, TÁ ME OUVINDO? DEUS!
— Sei, sei… Mas então, o que é que o senhor propõe?
— Não ataque de frente. Dê a volta, vá até as amoreiras e ataque por trás deles, de surpresa.
— Hum… Até que você é bem esperta, voz na minha cabeça.
— EU SOU É D…
— Tá, tá, tô sabendo. Então o negócio é esse? Atacar os caras por trás?
— É. E com uma mãozinha minha, é claro. Mas não ataque logo: fique ali atrás das amoreiras, prestando atenção. Quando ouvir o som de passos por cima das árvores, ataque, porque eu já terei ido na sua frente.
— Peraí, peraí… Deus vai atacar os filisteus? Pessoalmente?
— Isso aí.
— Por quê?
— Estou cansado de não fazer nada. Tchau.
Davi não levou muito a sério essa segunda parte, claro. Interferência divina nos assuntos dos homens era algo que só acontecia nas histórias contadas para as crianças. De qualquer forma, a idéia de atacar os filisteus por trás, aproveitando a penumbra do bosque de amoreiras, era bem interessante.
De madrugada, Davi convocou seus homens para a batalha. Saíram em silêncio pelos portões de Jerusalém, marcharam em arco até o bosque das amoreiras e ficaram lá, de tocaia, esperando a ordem de Davi para o ataque. O rei só esperava o momento certo, mas levou um susto quando ouviu distintamente o som de passos sobre a copa das árvores. Era incrível, era impossível. Mas estava acontecendo e, olhando para seus soldados, ele viu em seus rostos o mesmo espanto que sentia. Que Davi se lembrasse, a história mais recente de Deus agindo para ajudar os homens era aquela do poço que ele cavara para matar a sede de Sansão, e isso acontecera já fazia alguns séculos. Então Javé viera mesmo lutar ao lado de seu povo, depois de tanto tempo de ausência? Animado pela ajuda inesperada, Davi deu a ordem de ataque, e o exército israelita marchou contra os filisteus. Os inimigos foram derrotados, e expulsos de volta para suas terras costeiras. Nunca mais eles viriam a ocupar o interior de Israel.
Com essa vitória rápida, Davi firmava-se de vez no trono. A expulsão dos filisteus das tribos do sul, esperada havia tantos anos, dava ao rei inquestionável autoridade.

17 thoughts on “Davi derrota os filisteus

  1. Reply Camila :o) Aug 13,2004 22:19

    Oi Marco!

    Se for da sua absoluta vontade, como disse no last comment, me mande seu número ou me mande um e-mail..quero conversar com você. Nada grave, tampouco urgente…é que acho que poderíamos nos falar bem. Ié.

  2. Reply Mamãe Chicoteia Aug 13,2004 22:52

    Meu Deus, é o orgulho da mamãe! sexta de noite, ao invés de estar fazendo arruaça, bebendo e usando tóchico, o menino está em casa lendo a biblia!

  3. Reply Walter Aug 14,2004 00:09

    Então, sobre o post anterior eu gostaria de fazer os seguintes comentários: em primeiro lugar, quero saber a quem você se refere, já que, sendo o blog um espaço público, a sua vida e a de seus amigos também se o tornam, automaticamente. Em segundo lugar, gostaria de parabenizar o Cake por escrever uma música mencionando as cacatuas. Em terceiro lugar, gostaria de conclamar todos os leitores do site a tecer comentários a respeito do caso em questão.

    Obrigado.

  4. Reply Walter Aug 14,2004 00:20

    A propósito, agora eu sei porque os posts de antigamente eram tão melhores… Os idiotas que escreveram a Bíblia supostamente “oficial” simplesmente ignoraram o melhor personagem!! Talvez você possa ignorar os maus escritores e ressuscitá-lo um pouco antes de 2000 anos atrás, para tornar as histórias mais interessantes… Nem que seja como narrador, ou observador externo.

  5. Reply Thy Aug 14,2004 00:55

    Oi… naum te conheço, vi seu site num site de busca, gostei do seu blogger, legal mesmo!!!!

    naum tem como vc me mandar uma foto sua… obrigado se vc me mandar!!!!

    sempre que puder vou entrar nesse seu blogger.

    falow!!!

  6. Reply Alex Aug 14,2004 01:00

    Vixe .. tô espantado .. dois capitulos em um mesmo dia .. gostei ..se enviar um capitulo por dia, em um futuro tão proximo chegará ao apocalipse ..

  7. Reply Flávio Wolly Aug 14,2004 01:45

    Eu como leitor dizimista regular, conclamo a todos para indicar esse profeta da nova era para ser chicoteado no Programa do Jo!

  8. Reply Pequeno Gnomo Verde Aug 14,2004 02:57

    O que é que tem com esse pessoal todo que só sabe falar do apocalipse e do moisés… aproveitem o que o cara ta escrevendo agora… moisés foi muito bom, mas tem mto mais de onde veio ele… e antes do apocalipse ainda tem os evangélios, e muuuiito mais.

    Desculpe, não consegui me conter dessa vez…

  9. Reply DArlana Godoi Aug 14,2004 07:13

    Adorei mais este capitulo…E o beneplácito ficou muito bem colocado. Beneplácito…consentimento.Quem cala consente.Viajei.Adoro gatos.Beijocas.

  10. Reply Alex Aug 14,2004 11:34

    Ei pequeno Gnomo Verde, vc não se conteve ?? Perdoado, vá e não peques mais …

  11. Reply Sturges Aug 14,2004 18:44

    Putz você tem se superado a cada instante…

    Eu passei mal de rir com a reação de Davi quando Deus falou com ele!

    Excelente, maravilhoso, magnanimo!!!!

    Muito bom mesmo!

    Ahhh se eu conseguisse metade dessa veia comica no meu blog…

  12. Reply Muta Aug 15,2004 01:49

    “Putaquepariu”!!! Esse foi hilário, me matei de rir quando Davi conversa com Deus! Heeheehee, o cara achando que estava louco e dando trela para sim mesmo ficou demais.

    T+

  13. Reply Luciana Aug 15,2004 18:51

    Já faz tempo que deus não fala mais com os personagens desde Samuel(acho)ficou engraçado a parte em que ele fala com David.

  14. Reply Garcia Aug 15,2004 22:12

    Ficou bonita essa fonte nova.

  15. Reply Scaglia Aug 16,2004 15:46

    Comentário rápido e definitivo: ducaralho esse capítulo!!!!!

  16. Reply Guilherme Silva Oct 14,2004 13:00

    Marco Aurélio,

    Acompanho seu blog a mais de um ano e gosto bastante desse modo que escreve. Percebi que você está mudando um pouco o modo como escreve, desculpe a pesunção, e acho que está no caminho certo, antes era muito caricato e agora esta ficando mais interessante, porém, muito formal. Acho que está no caminho certo, assim como acho importânte essa sua preocupação. Grande abraço e boa sorte.

    Guilherme

    PS: Nessa última consulta a Jave, que Jave respondeu não, me surpreendeu, por que já achava que a pedra tava viciada!

    PS2: Excelentes observações sobre o sionismo e a cidade de Siõn. Muito bom mesmo!

Leave a Reply