Ah, meu saco…

Desde que eu escrevi o post criticando, ou melhor, queimando em praça pública o “livro” O Código Da Vinci, não tenho mais sossego: todo dia alguém acha aquele post através de mecanismos de busca e, sem conhecer este blog e muito menos seu autor, faz algum comentário imbecil partindo do pressuposto de que eu teria me sentido ofendido como cristão ao ler a excrescência expelida por Dan Brown. Eu não aprovo tais comentários, é claro, mas vocês podem acreditar em mim quando eu digo que TODOS os que vêem defender o livro são analfabetos funcionais: não sabem pontuar, desconhecem acentuação, fogem da ortografia, ignoram a semântica. Um exemplo bem ilustrativo que acaba de chegar:

ow
u povu q mete pau(tipo vc) so pod ser catolico roxo…pq u livro eh mtu bom,bem elaboradu i tals,o livro naum quis simplesmente contar um assasinatooo,sim a historia d q jesus cristo foi um homem qualquer capaz d amar e ter filhos!! e que leonardo da vinci foi um seuper cabeca…ants d falar mal du q os outros fazem pq vc naum iscreve um livro!? facu questao d ler…=] abracos =]

A autora dessa pérola (uma ostra, claro) assina como Loirinhaa. E aí eu penso: se a maior parte das pessoas que defendem apaixonadamente o tal “livro” escreve assim, isso só demonstra que eu estou certo em odiá-lo. Por que é que pessoas que defendem Doistoiévski, ou Machado de Assis, ou Gabriel Garcia Márquez, sabem fazê-lo de forma clara, escrevendo com elegância?
Ok, a pergunta é retórica (aprendi que preciso explicar isso).

20 comments

  1. Bom, vou procurar escrever com ortografia certa. É claro que você pode não gostar do livro, eu particularmente gostei muito e na minha opinião é melhor que o Sheldon – os títulos dos livros do Sidney Sheldon nem sequer combina com as tramas, como A Ira dos Anjos ou Conte-me Seus Sonhos. Tudo bem, o livro tem uns furos como esse do Fache… Porém o Dan Brown não escreve tão mal assim, pelo menos 90% das pessoas que eu conheço que leram o livro ficaram presas a ele e não conseguiram parar de ler. E, pára pra pensar, o que é melhor: um livro que usa uma lingaugem contemporânea ou um Machado de Assis que não dá pra entender nada, com um português de mais de um século? Além disso, vários autores como o Millôr, criticam o Machado (eu gosto de Machado de Assis, mas é só um exemplo de como literatura é uma questão de gosto). Além disso, o livro não é todo o óbvio, não existem outros (pelo menos que eu tenha conhecimneto) que usam essa fórmula. E só lembrando: tem terrorista que se joga com um avião num prédio, por que um fugitivo da polícia não pularia em um caminhão?? Sei lá, talvez você já esteja a mais tempo na estrada, e o livro agrade mais aos leitores juvenis menos exigentes como eu. O livro me exerceu fascínio e bem, me fez pensar. O livro fez muita gente pensar, como você. Todo mundo está se posicionando quanto ao Código Da Vinci… Contudo o site é seu e você pode criticá-lo à vontade, embora eu gostaria que você observasse minha opinião. Obrigado

  2. Rafael, não se apoquente. Algumas pessoas muitíssimo inteligentes que eu conheço gostaram do tal “livro”. Posso fazer nada, ué. Eu me referia ao povo que nunca leu nada e por isso tem O Código Da Vinci como um divisor de águas em suas vidas.

  3. normal. eu conheci uma mulher que dizia que o Operação Cavalo de Tróia era a Bíblia dela. tem gente que leva ficção a sério, tem gente que leva poesia a sério. enfim, tem maluco pra tudo neste mundo.

  4. Estou com preconceito em relação a esse livro. Não li e, pelo tipo de público que ele atinge(essa tal loirinha), acho que não vou gostar. Quem sabe daqui há uns dez anos resolva dar uma folheada..

  5. ja tive comentarios parecidos quando estava falando que não acho a gisele B. bonita.. paraceu que eu naum podia ACHAR isso porque ela é uma deusa e vai me castigar..
    pfff

  6. Marcão, não sei se isso foi bom ou ruim, mas quando eu estava voltando aqui pro reino, no final do mês passado, parei na Laselva do aeroporto de Cumbica pra comprar uns livrinhos … e recusei o Código oferecido entusiasticamente pelo vendedor, por já ter lido seu post malhando o dito cujo. Que responsa, hein, mano ! 🙂

  7. O que me irritou nem foi a brilhante ortografia e noção de gramática da homenageada, mas sim o comentário “ants d falar mal du q os outros fazem pq vc naum iscreve um livro!?”. Se um cirurgião faz m**da na cara de uma mulher, ela reclama, o médico vai dizer “Então faça melhor”? Cada um tem sua função, e a obrigação de todos é fazer a sua direito, e não precisa saber fazer o serviço dos outros para saber quando ele é mal feito.

  8. Manda a loirinha ler “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” do Saramago para ver o que é uma visão paralela. Acho tão triste essa mentalidade de defender o medíocre porque é melhor do que nada, como se não houvesse opções.
    Teu blog é genial, a começar pelo nome, rio toda vez que penso no nome! Depois comento o post do amor.
    Abraço, Julia

  9. Existe um preconceito bobo contra best sellers. O livro realmente não é um primor no enredo e o autor não é nenhum gênio, mas o tema abordado (mentiras sobre a Bíblia e o Cristianismo) é interessante por justamente ser um livro que vende muito e faz as pessoas menos providas de inteligência terem acesso e pensar um pouco. Isso incomoda bastante e concordo com sua crítica, mas ela foi um pouquinho exagerada (talvez, por criar muita expectativa).
    PS: O blog está demais, comecei a ler o Genesis e está realmente muit bom e me rendeu boas risadas.

Deixe uma resposta