Por que não acredito nos médiuns

Trecho de um texto escrito por Raul Seixas aos 13 anos de idade:

Cirilo conta coisas engraçadas: hoje entrou contando que seu colega de sala morreu com massa de modelar no nariz. Falta de ar (sabe como são essas coisas…).
Dei-lhe uns trocados e ele me cuspiu. Mamãe rosnou na cozinha. Fingi que chorei para ela morder Cirilo.
Ninguém ligou.

Tomei o ônibus na esquina. Estava cheio de gente, gente com cara de viajar de ônibus. Caras sérias, porque em ônibus só se viaja sério; é o normal, é o certo

Agora um trecho supostamente ditado pelo mesmo Raul Seixas a um tal Nelson Moraes, médium, em março de 2002:

Muitas vezes, embalados pelo sonho e pelo lirismo dos poetas e pelo modismo estimulado pela sociedade de consumo, deixamos de enxergar a realidade à nossa volta e buscamos distrair a nossa consciência das responsabilidades inerentes a verdadeira finalidade da vida, conseqüentemente, alteramos o valor das coisas e os conceitos sobre juventude, lar, família e objetivos, deixando cair vertiginosamente o nosso amor próprio e o amor por aqueles que nos são caros. Nesse conceito equivocado, tudo se torna lícito, até mesmo o que não convém. Os que viveram esse tipo de liberdade na Terra, hoje superlotam os vales das sombras à semelhança de larvas, arrastando-se entre o limo e as escarpas dos abismos espirituais, situação em que, alguns casos, podem se prolongar durante séculos.
Antes de questionar a vida, questione a si mesmo, analise seus conceitos, seus sentimentos, sua gratidão por aqueles que o ajudaram a renascer na Terra e, com certeza, você encontrará uma grande razão para viver e lutar contra o único inimigo que pode derrotá-lo: você mesmo!

Eu quero ver quem é que me convence que alguém que aos treze anos escrevia tão bem, com idéias originais e uma percepção irônica do mundo, tornou-se um cuspidor de clichês semianalfabeto depois de morto. E o caso do Raul Seixas é só um exemplo. Pelo que percebo dessas tão populares obras psicografadas, ou das tais pinturas feitas por espíritos, a morte é mesmo um treco horrível: além de nos tirar a vida, arranca-nos totalmente o talento. Coisa triste.

39 comments

  1. “As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor”. Bom que alguém ainda lembre do velho sem ser por causa de “Maluco beleza” em rodinha de violão. Quanto ao texto psicografado, vc está coberto de razão.

  2. Yumm, eu acho que o cara não recebeu a mensagem do Raul, isso com certeza foi um trote espiritual. Apesar de eu não acreditar em espiritismo, eu acho que o cara recebeu mensagem da Madre Tereza ou teve uma linha cruzada… Cadê o ópio nas falas de Raul?! Hunn, ou então foi o “Diabo Pai do Roque” que não tinha nada pra fazer, daí resolveu sacanear os caras. Você Marco, com sua formação cristã, sabe que o diabo é um meniniho vermelho com o cabelo preto chupado, só de cueca que fica chupando o dedo quetinho no canto da sala. Ele “dóra” essas coisas…

  3. A D O R E I esse post… dei mta risada com os termos usados no texto.. e eu achei q só as companhias de tele-comunicações mortais é q falhavam.. “Nesse conceito equivocado, tudo se torna lícito, até mesmo o que não convém.” Onde q isso é Raul??? Dizer q aqueles q vivem de maneira ‘errônea’ não encontram a paz, ok.. a gente suporta, mas nem o maior de todos os deuses faria uma barbárie dessa com os pensamentos de Raul Seixas… Beijinho.

  4. Bom, em se considerando que, quando a gente morre, a gente se livra do corpo físico; que o corpo físico é a causa de boa parte de nossos sofrimentos; e que os nossos sofrimentos são a origem de boa parte de nossas criações artísticas, literárias, etc., não estranharia que houvesse de fato uma mudança ao se passar de um lado para o outro. Se realmente existir uma vida pós-morte, eu vou ficar tão aliviada por me livrar do meu corpo que sou até capaz de começar a escrever coisinhas bonitinhas assim. O que realmente me intriga é: por que diacho o Raul Seixas voltaria de seu descanso só pra dizer o que você pode ler em qualquer um desses e-mails sacais que circulam pela Internet?

  5. marco, eu sou espírita e minha mãe é médiun, claro, já dei muita risada dessas palhaçadas também, mas hoje as coisas são diferentes lá em casa.
    Hoje eu aprendi a aceitar que as pessoas só vão as centros espíritas, por curiosidade, ou quando estão com alguma doença e precisam de solução, daí sim acreditam em tudo e mal sabem que a doença quem desenvolveu foram estas pessoas mesmo e só elas podem se curar .
    O fato é, difícil explicar a morte e nem vou questionar quanto ao Raul seixas, pois acredito que hoje ele tenha muito mais conteúdo em sua escrita do que aos 13 anos, leia novamente a pscografia .
    É claro, estamos aqui para evoluir, para crescer, para aprender, para nos tornar superiores, ou vc acha que tem fundamento uma vida que vc leva não sabe porque, não sabe de onde veio muito menos pra onde vai …pra que vc vive então porra ? …pra vegetar ? e a sua história de vida ? é apagada ? é tudo em vão ? PENSE …
    verás que existem muito mais coisas entre bloggers e amigos, nada é coincidência e nada foge da lei da ação e reação.
    Conheçe aquela frase : Ahhh o mundo da voltas
    Não, o mundo não da voltas.
    Você já imaginou se todas as pessoas tivessem na mente que a vida é um eterno jogo de ping e pongue como a vida seria perfeita ?
    se vc odiasse alguém, esse ódio ia voltar igual uma bola de ping pongue
    se vc desejasse amor, esse amor iria voltar como uma bola de pingue e pongue pra você .
    PENSE
    Raul com certeza, já teve suas aulas nas colônias .
    Bjo
    Lu

  6. Quero declarar, para os devidos fins, que eu NÃO SOU o distinto tratado aqui neste post. Queiram checar meu blog ali no link dos profetas (“Ao Mirante, Nelson!”), recomendado pelo Marculélio! Não respondo pelas cagadas de homônimos meus! Vade retro!

  7. Meu sonho é escrever um livro bem estapafúrdio, descrevendo um paraíso, um purgatório e um inferno totalmente absurdos e, ao publicar, colocar bem grande, na capa:
    DITADO POR LUCIUS
    Quero ver quem vai ter moral pra questionar ou contradizer minhas descrições.

  8. Ah, cara, eu odeio fazer isso, mas preciso (ok, na verdade eu adoro):
    “vc acha que tem fundamento uma vida que vc leva não sabe porque, não sabe de onde veio muito menos pra onde vai …pra que vc vive então porra ? …pra vegetar ? e a sua história de vida ? é apagada ? é tudo em vão ?”
    HAH! Tá. Então só porque você não sabe QUAL é o propósito da sua vida e/ou não consegue aceitar que ela não tenha nenhum, precisa INVENTAR um pra se sentir bem?
    Esse monte de perguntas não responde NADA. O fato de ninguém saber nada disso não torna a resposta CRIADA por Kardec e seus seguidores uma verdade universal.
    PENSE digo eu.

  9. eta assuntinho polêmico, hein?!
    cada uma com suas crenças… e se respeitando, pois ninguém é obrigado a ter a mesma opinião e visão sobre as coisas… (nossa, que blá, blá, blá, né? mas é verdade!!)
    Bjus

  10. PAPO FURADO
    Fácil é falar sobre ritos e rituais.
    O Brasil tem um belo exemplo: carnaval.
    Todo mundo gosta mas não adimite, falam mal mas gostam de ver mulheres peladas e beber cerveja até ficar babando, alí, no cordão da calçada. Quando trata- se de religião, cada qual toma seu partido: os macumbeiros defendem seus exus, os crentes e católicos seus dízimos e os espíritas…os espíritas a evolução espiritual. Creio que essa estorinha de evolução não passe de charlatanismo. Já fiz a besteira de procurar um médium, (por força alheia)minha avó tinha falecido, coisitale talecoise e de repente não mais que de repente “minha avó” estava ali, “sussurando” no pé do ouvido daquele cara barbudo que fedia arruda. A carta foi entregue alguns minutos depois e após a leitura soltei uma gargalhada. A linguagem era completamente diferente da qual ela usava e tampouco falou da família, somente em “planos espírituais” e foi aí que duvidei ainda mais dessa palhaçada toda…(óh, meus dias a partir daí foram completamente infelizes, hehe).
    Que mania o ser humano tem de procurar ajuda e forças em religião. Tudo está dentro de nós mesmos.
    E chega de blá blá blá…
    Alegria alegria no carnaval.
    Preces e oferendas nas religiões.
    Todo mundo fala mal, todo mundo critica todo mundo e fica assim, essa orgia mental insaciável.
    Ai, quanto conflito.
    É demais para minha humilde cabecinha.
    P.S Esta mensagem foi pscografada por Mãe Pembanapixirica.
    Adeçculpe pêlos erro de portugêis e cocôdância.

  11. É claro q sempre há a opção de ser um trote de algum espírito “do outro lado” (como alguém já disse aí em cima). Quem pode garantir que ele e quem diz? No fim, todos vão saber se esse lance é verdade ou não. Então relaxa!

  12. Acreditar em “vida após a morte” é o último recurso de quem está na merda. Aquele blablablá de achar que a vida nunca acaba.
    Aliás, tem um viés de prepotência. Acham que a vida é um épico, um super-filme, desses que não podem ficar sempre na lenga-lenga medíocre.
    Então fazem assim: no passado foram faraós, reis… E no futuro serão alguma outra coisa maravilhosa, claro, em outra vida.
    Essa de agora, a medíocre, é só uma “passagem”.
    Pois o espírito, a exemplo de Rambo, tem sempre uma missão.
    Sem comentários.
    Querem é a grana dos outros. Vivem de esfolar os panacas.

  13. Revisei a tradução de um livro do Kardec, de uma editora que obóveamente não posso contar qual é.
    Um absurdo… Minha colega de trabalho (ahai – mode Seu Silvio off) ria muito, dizendo que todos os espíritos tinham cursado o mesmo telecurso…

  14. Raul era muuuuito phoda!!! Viva Raul!!!
    Agora esse espirito… mto fuleiro… mto mequetrefe (continuo pensando na origem dessa palavra… mas soa sonora…)

  15. É sempre polêmico, mas em tão pouco tempo/espaço, ninguém vai chegar à conclusão nenhuma, nem convencer ninguém de nada…
    PS: Gravataí, GRANA só ganha quem NÃO segue o Espiritismo. Espiritualismo é outra coisa…

  16. Voce esta generalizando o que UM suposto medium fez ou disse a TODOS os mediuns. E generalizacoes sao sempre injustas. Nao seja assim. Voce eh melhor que isso. Se for pra criticar faca direito.

  17. Meu
    Tudo que é criativo é fruto do sofrimento humano… O cara que morreu já não passa por isso… Fica insípido…Por isso tem que voltar, senão morre de tédio.

  18. Meu
    Tudo que é criativo é fruto do sofrimento humano… O cara que morreu já não passa por isso… Fica insípido…Por isso tem que voltar, senão morre de tédio.

  19. Bobmacjack opina que “Com certeza o Raul não usaria a expressão “com certeza””. Que qui é issu, ô meu?
    Voce nunca ouviu “Maluco Beleza”?

  20. Cheguei da boate na madrugada do domingo e fui mostrar este site pra um amigo, pra ver se ele se convertia. Resultado: ficamos até as 9h da matina dando gargalhadas. Onde é que acho esses textos do profeto Raul Seixas!

  21. como em todas as áreas que o ser humano “atua”, existe indícios de charlatanismo e corrupção entre os médiuns, o que suja a imagem dos que são sérios. acontece que não se pode julgar toda uma doutrina por causa desses fatos. conheça (ou questione) antes de acusar.
    importante lembrar que os espíritas verdadeiros não ganham dinheiro com o que fazem. então tirem da cabeça que anúncios de “cartomante mãe cira traz seu marido de volta” ou “pai e-josue manda email pra sua tia morta” são anúncios de espíritas, pois não são.
    e lembrem-se sempre, meninos e meninas: o respeito mútuo é a chave para vivermos em paz. cada um na sua [isso é propaganda de cigarro, né?]
    ah, e de onde veio esse texto de raul? ele tinha 13 anos mesmo? sério? incrível o estilo tão amadurecido pra uma criança!!! alguém manda pra mim?

  22. Marco, vc generalizou a coisa. Este médium que vc citou é um charlatão. Pra vc entender o mundo espírita leia Allan Kardec, começando pelo livro dos Espíritos e depois leia Livro dos Médiuns. Chico Xavier foi um grande médium mas também n~~ao foi perfeito, prova disto foram alguns livros ruins que ele p´sicografou, mas procure ler um livro que o espírito André Luiz escreveu e vc vai ver que a coisa não é bem por aí. Há muitos charlatões que levam o espíritismo como brincadeira e pretexto para aparecer.
    Obrigado

  23. Cada um acredita no que quer… Pode ser que exista algo depois da morte, quem sabe, pode ser que nao exista nada – a gente morreria e pronto. Mas o ser humano tem *sempre* que inventar uma moda pra dizer que eh especial, que nao “vive em vao”, que tem o “sopro divino”… O pior, pra mim, eh quando comecam a pregar o valor intrinseco da vida humana… A falar que o homem é o topo da criação… E toda religião cai nessa mesma baboseira. É uma pena. Misturar o espiritual com o cultural.
    Até acredito que exista algo diferente com os médiuns. Que muitos não inventem, que realmente sintam algo, recebam algo (tem de haver algo diferente no fato de um velhinho de oitenta anos e sérios problemas renais e de coluna receber “algo”, começar a falar latim e derrubar móveis – meu avô :-P). Mas acho que ainda vamos achar uma explicação perfeitamente plausível para esse “algo” que não passe por delírios, explicações pretensiosas religiosas e charlatanismo…

  24. Sou uma chata de galocha. Me recuso a elogiar ou criticar seja lá o que for – desde pecinha de teatro infantil aos grandiosos temas que afligem a humanidade, religião em especial. Bão, lá fui eu comprar e ler o Evangelho Segundo o Espiritísmo e o Livro dos Espíritos, para conhecer e opinar. E descobri porque tanta gente se sente confortada pelo espiritismo – ele tem respostas para tudo!(qual o sentido da vida? por que estamos aqui? por que o mundo parece tão injusto? por que tantos sofrem?). E descobri também porque não pretendo adotar o espiritismo: por que eles tem resposta para tudo! Achei muito estranho isso. Ninguém questiona? Ou eu é que sou muuuito desconfiada? Se eu for trocar em miúdos tudo o que li, tirando toda a filosofia, etc, etc., fica a certeza de que o filme Ghost não está muito distante do cerne da doutrina, (embora os seguidores dos ensinamentos transmitidos por Kardec odeiem e rejeitem o filme). Mas, como sempre digo e defendo, cada um na sua. Não serve para mim, mas serve para alguém. Ah, e o conceito da caridade, que não é original do espiritismo, não precisa de doutrina ou religião para ser praticada.

  25. Eu até acredito em mediunidade, mas acredito também em charlatanismo… Das duas uma: ou o cara é um charlatão ou Raulzito nem depois de morto perdeu essa mania de fumar “um cigarrinho do capeta”…rs

  26. Jesus me chicoteia!!!!
    Legal o seu site. Só queria te pedir uma coisa: Não descarte o Espiritismo ainda, não, só por causa do tal do Nelson Moraes. O problema é que você escolheu um médium charlatão para rotular o Espiritismo. Pow, como em qq agrupamento tem as pessoas sérias e as q querem tirar proveito. Vamos ler outros livros e outros autores espíritas, ok? Esse médium e este livro do Raul não valeram!!!

Deixe uma resposta