Sobre Deus

— Você é muito engraçado para ser ateu.
Polzonoff me disse isso logo que nos conhecemos, e até hoje a frase não me sai da cabeça. De fato, ateus são chatos, dogmáticos, teóricos, repetitivos. Logo que eu decidi que seria ateu (vejam só que coisa mais besta), tratei de procurar sites sobre ateísmo na internet. MEU DEUS! Quanta baboseira, quanta gente espumando de ódio. Para que isso? Identificar-me com essa gente pegava mal demais, as pessoas iam parar de me convidar para festas. Decidi então adotar o rótulo mais suave e civilizado de agnóstico. Nada de mais: eu já era agnóstico mesmo quando tinha fé.
Porque — me corrijam se eu estiver falando besteira, mas só hoje — o agnosticismo apenas nega que seja possível compreender o que é sobrenatural através da razão. Em outras palavras, não se pode provar a existência ou a inexistência de Deus. Sendo assim, uma vez agnóstico você pode decidir que uma questão que não pode ser respondida pelo intelecto é irrelevante, e prefere acreditar que não há Deus, ou então crer pura e simplesmente pela fé. Minha mudança se deu desta para aquela opção, nada de muito radical, portanto.
Hoje eu já não sei mais. Eu sempre quis acreditar, e antes acreditava porque me disseram que era verdade. Mas agora isso não me basta. Agora eu quero evidências. Não estou falando em provas científicas, porque não sou doido: queria apenas intuir de alguma forma a existência de algum ser superior.
1. Notaram a grafia de Deus com “d” maiúsculo? Pois é, escrever com minúscula, eu finalmente percebi, é mera birra que só consegue atingir uns e outros de mentalidade muito limitada. Então ontem fui tomado pelo maior dos terrores: escrevendo com minúscula eu estava cometendo um erro gramatical! CÉUS! Então resolvi mudar. Não pensem, no entanto, que trata-se de um movimento na direção da fé, da salvação e do pagamento do dízimo rigorosamente em dia. Nananinanão.
2. Não sei se sou de esquerda ou de direita, não sei se creio ou não em Deus. Sei não, sei não. Tô achando que o próximo passo será questionar minha orientação sexual. Ou, pior ainda, tornar-me corintiano.

26 comments

  1. A propósito, vê se coloca o deus ali nos profetas. O único endereço que eu sei de cor é o seu, vê se facilita nossa vida, aí.
    Afinal, nós também somos filhos de deus.

  2. Particularmente acredito que os mais diversos mecanismos da natureza são perfeitos demais para serem obra do acaso e nossas vidas não podem ser tão insignificantes num contexto maior, por isso acho que exista um Deus, mas que, como disse Einstein, não pode estar preocupado com nossas necessidades individuais.

  3. Faço minhas as palavras do Sandrus e tambem concordo com você no que diz respeito aos Ateus. Tambem me considero agnóstico no ponto em que acredito em Deus mas tambem acho que ele tem coisas mais importantes para fazer do que nos vigiar; ainda no meu entender o Ateísmo é apenas mais uma religigião, por sinal, uma das mais radicais e, realmente, uma das que tem os membros mais chatos.

  4. Olha, Marco. Em questão de ateísmo moderado, estamos do mesmo lado. Contudo, nunca optei, desde os meus já distantes 13 anos por ser agnóstico. Sempre firmei o pé e disse que Deus não existe. Contudo, longe de imbecis que pra mim tem a mesma imbecilidade de religiosos fervorosos, não fico discutindo, tentando provar, converter (?) ao ateísmo, etc…
    Na adolescência acho que era um pouco mais fervoroso quanto a tudo isso, mas hoje esse assunto é das poucas certezas que tenho e me divirto um bocado vendo como espumam aqueles que não concordam comigo e que tentam me convencer do contrário.
    Ahh e também não deixaram de me convidar pra baladas… hehehe.
    See Ya

  5. Tente apenas não pensar em Deus como um ser. Como uma personificação. Pense Nele como uma força poderosa, que está em todos os lugares, fazendo com que uma lei natural sempre seja seguida. Afinal, a natureza é perfeita e inteligente demais para ser obra do mero acaso…

  6. Rapaz, a única coisa que posso dizer é que concordo com você.
    Talvez por eu ter sido criado por uma família cristã, esteja tão arraigado no meu ser uma necessidade de ter uma fé em algo maior, que pode controlar minhas ações e que me eximir das dúvidas existenciais que possa ter. Isso talvez me impeça de desacreditar totalmente em Deus, me faz apenas duvidar.
    Mas acreditar em um Deus como esse que as religiões pregam, sinceramente não acredito.
    Acredito em forças, em acontecimentos, em fatos, em ações. Para meu entendimento isso é muito mais importante do que definir se existe um deus ou algo do gênero.
    Mais um voto para os agnósticos…
    Abraços.

  7. Podia ser pior…você poderia se tornar flamenguista…ou pior ainda [ não gosto nem de imaginar… ]…vc poderia ser tornar cruzeirense ! [ urrrghhhhh !!! ]. Aí seria cruel demais…

  8. Eu nao conheco muito bem o significado de agnostico, mas me corrija, por favor. Um espirita que tenta explicar tudo que eh sobrenatural com a razao seria o oposto do agnostico?

  9. Eu sempre me considerei agnóstico, mesmo antes de saber que existia essa palavra. Eu sou como São Tomé: só acredito vendo.
    Speed Racer, gostei de sua opinião sobre a despersonificaação de deus. Acho que é um modo muito bonito de pensar sobre a coisa toda, porque não envolve dogmas, apenas a beleza da natureza.
    Marco, o blog está excelente, como sempre.
    Abraços.

  10. Olha Marco, nem sei se você lê todos os comments postados, mesmo porque é preciso muito tempo pra isso. Por isso depois vou te mandar um e-mail falando melhor sobre o que vou postar aqui. Existe um livro que tira todos os equivocos que a Biblia tem, digamos que a Biblia é apenas um fragmento de toda a história e a criação é apenas um conto folclórico. Esse livro chama-se livro de Urantia, antes de le-lô eu também me recusava a acreditar num Deus tão estúpido e cruel e me intiulava como agnostico. Depois da leitura de apenas algumas partes tudo fica claro como a água, o livro explica em detalhes a cosmologia, todo o processo evolutivo controlado pelo qual passamos, enfim é um prato cheio pra quem não tem mais paciência de ficar ouvindo missas ou sermões imbecis como o que temos hoje ! Temos também um grupo de discussão maduro para ajudar na compreensão do livro para os leitores novatos (porque não há igrejas, todos nós leitores temos uma “religião” pessoal). Escrevo isso sem saber se você vai ao menos ler porque sei como é frustrante estar tão no escuro sobre esses assuntos.
    Endereço para assinatura do grupo de discussão (onde discutimos outros temas tb além do livro) http://www.grupos.com.br/grupos/elub
    Endereço para ler o livro ou fazer o download do mesmo http://www.elub.kit.net um abraço ! Zen

  11. Olha Marco, nem sei se você lê todos os comments postados, mesmo porque é preciso muito tempo pra isso. Por isso depois vou te mandar um e-mail falando melhor sobre o que vou postar aqui. Existe um livro que tira todos os equivocos que a Biblia tem, digamos que a Biblia é apenas um fragmento de toda a história e a criação é apenas um conto folclórico. Esse livro chama-se livro de Urantia, antes de le-lô eu também me recusava a acreditar num Deus tão estúpido e cruel e me intiulava como agnostico. Depois da leitura de apenas algumas partes tudo fica claro como a água, o livro explica em detalhes a cosmologia, todo o processo evolutivo controlado pelo qual passamos, enfim é um prato cheio pra quem não tem mais paciência de ficar ouvindo missas ou sermões imbecis como o que temos hoje ! Temos também um grupo de discussão maduro para ajudar na compreensão do livro para os leitores novatos (porque não há igrejas, todos nós leitores temos uma “religião” pessoal). Escrevo isso sem saber se você vai ao menos ler porque sei como é frustrante estar tão no escuro sobre esses assuntos.
    Endereço para assinatura do grupo de discussão (onde discutimos outros temas tb além do livro) http://www.grupos.com.br/grupos/elub
    Endereço para ler o livro ou fazer o download do mesmo http://www.elub.kit.net um abraço ! Zen

  12. ue, sera que a tal menina dos olhos azuis, e por que nao eu (AHEM) termos entrado na sua vida nao e’ prova suficiente da existencia de um ser superior? ;p
    ;***

  13. Marco Aurélio, nós ateus passamos por chatos por causa do famoso “por quê?”. Se você diz por aí que é ateu, sempre aparece um que fica aterrorizado e pergunta “Mas por quê? Como você não pode crer em Deus e blah blah blah?”. Se fôssemos religiosos a história seria outra. Nunca ouvi ninguém responder a um “eu sou católico” com um “nossa, mas por quê?”. Tá, isso é meio óbvio, mas mesmo assim é um pouco estranho ver que é mais fácil para um cristão entender um espírita do que um ateu. Especialmente quando você liga um desses canais religiosos e vê o pastor afirmar com tanta certeza que a religião do outro é coisa “do maligno”. Por acaso é melhor ser do partido do outro, do que ser de nenhum? 😉 Ok, ateus realmente são chatos, eh? Desculpe.
    Ah, teu post foi ótimo. Tem ateu por aí que crê com mais convicção na não-existência divina que muitos religiosos crêem na existência.

  14. Bom, quando me perguntam algo sobre o assunto “religião” eu digo que sou ateu e agnóstico, ateu porque não acredito que exista uma divindade que controla todo o universo e agnóstico porque não existe forma de provar e não-provar a existência de um Deus criador e controlador de todo o Universo. Esta é minha opinião até o momento até que ela seja substituída por outros argumentos mais interessantes…..o que importa é ser livre de paradigmas, estar aberto a mudanças e questionamentos e enxergar que a vida é tão incerta e imprevisível…….que precisamos vivê-la intensamente. Vai uma frase que curto muito: “A vida é importante demais para ser levada a sério” – Oscar Wilde

  15. Poke, corinthiano se escreve com “th” respeito é bom… aliás, para mudar sua orientação sexual (transformando-se em MACHO, obviamente), voce deverá MESMO mudar de time e sair desta torcida de viadinhos….

  16. Poke, corinthiano se escreve com “th” respeito é bom… aliás, para mudar sua orientação sexual (transformando-se em MACHO, obviamente), voce deverá MESMO mudar de time e sair desta torcida de viadinhos….

  17. E não se pode discordar da gramática? Não tem a regra que manda colocar no masculino plural quando queremos nos referir a um grupo ainda que composto a maior parte por mulheres? A gramática não é isenta de “valores sociais”.

  18. Minha tática é simples contra ataques evangélicos, eu digo que sou Crente também e elogio os caras e as meninas se tiver alguma no meio, mas sem deixar eles perceberem meu sarcasmo. Digo que tudo que tenho eu agradeço a Deus, e que não entendo como existem pessoas que não acreditam no Senhor Jesus Cristo. Mas não pode dar muito tempo pra eles falarem porque se começam não param mais, o negócio é ser rápido e convincente. Se perguntarem o nome da minha igreja eu invento alguma coisa tipo : “não sei oque lá de Deus”. Eu só queria saber porque esse povo sempre aborda a gente usando os termos:_ meu jovem, meu filho, ei garoto. A maioria é mais novo do que eu.

Deixe uma resposta