Relembrando Moisés

O Carlos escreveu no JORNALECO! um excelente post falando sobre o misticismo em torno dos santos da Igreja Católica e sobre buzinas também. Não vou explicar nada, leiam lá que vale MUITO a pena. Minha beecha querida sempre mandando muito bem.
“E Moisés com isso?”, perguntarão vocês, provavelmente atônitos diante da disparidade entre o título deste meu post e o texto do Carlos. Pois bem: no post ele colocou uma figura de São Miguel Arcanjo. Quando a vi, bati a testa na mesa e senti ódio de mim mesmo por ter me esquecido do aspecto da morte de Moisés que desde a infância (sim, eu comecei a ler a Bíblia aos seis anos de idade) me impressiona muito. Uma história que faz parte da tradição judaica, e na Bíblia cristã é citada apenas no penúltimo livro do Novo Testamento, a epístola de Judas. O Judas em questão, claro, não é o Iscariotes. O autor identifica-se como “Judas, irmão de Tiago”, o que nos leva a crer que talvez se trate de um dos irmãos de Jesus. Sua epístola, muito breve, é plena de citações da Torá e de histórias folcóricas de Israel. Nos versículos de 8 a 10 do único capítulo do livro, ele diz a respeito dos homens incrédulos:

Também do mesmo modo esses homens têm visões que os fazem pecar contra seus próprios corpos. Desprezam a autoridade de Deus e insultam os seres angélicos. Nem mesmo o arcanjo Miguel fez isso. Na discussão que teve com o Diabo, para saber quem ia ficar com o corpo de Moisés, Miguel não se atreveu a condenar o Diabo com insultos, mas apenas disse: “Que o Senhor repreenda você!”. Mas esses homens xingam aquilo que não entendem.
(Tradução na Linguagem de Hoje, Sociedade Bíblica do Brasil)

Como vocês sabem (ou saberiam, se lessem os capítulos bíblicos em vez de perder tempo com as outras bobagens que escrevo), deus sepultou o corpo de Moisés em lugar incógnito. De acordo com a tradição, no entanto, antes desse sepultamento houve uma disputa entre Miguel e o diabo para decidir quem ficaria com o cadáver. Miguel o queria para que Javé fizesse as honras fúnebres e tal. Quanto ao diabo, não sei. Churrasquinho, provavelmente.
— Satanás, que porra cê quer com o corpo de Moisés?
— Humpf. Churrrrrrasco!
E nego ainda me pergunta por que a Bíblia me fascina tanto…

4 comments

  1. Perdeu a piada, né?
    Fiquei em dúvida: Vossa mercê já leu a Bília inteira ou está lendo à medida em que escreve?
    Andei sabendo que o Cid Moreira quer gravar em CD essa sua versão, é verdade?
    Abraços

  2. Impressionante é como você consegue guardar essas referências. Algumas frases da Bíblia são chaves que ligam à capítulos completamente diversos. E eu nunca me ligo. Ler isso aqui, apesar da palhaçada, me ajuda a entender muita coisa que eu passei reto.
    E não. Eu não estou querendo dar pra você.

  3. Poxa Marcos, você me mostrou algo muito bacana, mas o complemento não veio… Pois a link do Jornaleco está com um exclamação no meio. E no jornaleco aqui não aparecem os posts…
    Apenas
    Chegou JORNALECO. Esperem por quentinhas

Deixe uma resposta