As tribos que ficaram a leste do Jordão

(Números 32)

No capítulo anterior vimos o povo de Israel massacrando os midianitas. Se nos lembrarmos da derrota de Arade, que reinava ao sul de Canaã, e de Seom e Ogue, respectivamente reis de Amom e Basã, notaremos que toda a região de Canaã a leste do Rio Jordão (à direita no mapa) já foi conquistada pelos israelitas.
Os chefes das tribos de Rúben e Gade também não tardaram a perceber isso. Notaram ainda que as terras de Jazer e Gileade eram boas para criação de gado e, como eram grandes criadores de vacas e ovelhas, foram falar com Moisés, Eleazar e os demais líderes do povo.
— Ô, seu Moisés. A gente tava aqui pensando: essa região aí das cidades de Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleal, Sebã, Nebo e Beom é uma terra danada de boa pra se criar gado. E o senhor sabe que a gente tem muito gado. Então o senhor bem que poderia deixar essa terra a leste do Jordão pra gente, né?
— Co-como que é o n-negócio??? Vo-vocês q-querem fi-ficar a-aqui enquanto o r-resto do p-povo se f-fode na gue-guerra???
— Er… É.
— C-CARAS DE P-PAU! E-essa a-atitude de vo-vocês me f-faz le-lembrar de q-quando eu e A-Arão e-enviamos espiões para C-Canaã. Os c-caras fi-ficaram c-com medo, d-desanimaram o po-povo com suas n-notícias r-ruins. Aí o Ja-Javé fi-ficou m-muito puto e fez a ge-gente ficar v-vagueando p-pelo de-deserto por q-quarenta anos! E a-agora vocês q-querem deixar o Ja-Javé m-mais i-irado ainda???
— Ô, seu Moisés, também não precisa ser assim. Calma, calma… Olha, podemos construir aquios currais para o nosso gado e cidades para nossas famílias. Depois disso, iremos com o resto do povo lutar do outro lado do Jordão, deixando nossas esposas e filhos aqui. Só voltaremos quando todos os israelitas tiverem conquistado suas terras. E não vamos querer nenhuma terra daquele lado do rio, porque já teremos nossas cidades aqui.
— Ah, a-agora sim vo-vocês f-falaram algo que p-preste! Se é a-assim, p-preparem-se para a b-batalha. S-seus s-soldados v-vão a-atravessar o Jo-Jordão para guerrear ao la-lado dos o-outros i-israelitas. D-depois que ti-tivermos c-conquistado a terra, vo-vocês p-poderão voltar, p-pois terão cu-cumprido seu d-dever. M-mas c-cuidado: se v-vocês não cu-cumprirem e-essa p-promessa, a ira de Ja-Javé se v-voltará c-contra vo-vocês. E-então c-construam suas ci-cidades e cu-currais e de-depois cumpram o que p-prometeram.
— Pode deixar, seu Moisés. Nossas crianças, mulheres, ovelhas, cabras e todo o gado ficarão aqui, mas nós iremos para a guerra com vocês.
Satisfeito com a decisão dos homens de Rúben e Gade, Moisés repassou as instruções para Eleazar, Josué e os demais líderes:
— E-escutem a-aqui. Eu d-devo mo-morrer l-logo, mas q-quero que vo-vocês c-cobrem d-desses homens o que e-eles estão p-prometendo a-agora: e-eles vão a-atravessar o Jo-Jordão com vo-vocês p-para c-conquistarem as t-terras de lá. De-depois da b-batalha, vo-vocês da-darão a e-eles a t-terra de Gi-Gileade.
Os líderes anotaram as ordens, e os líderes das duas tribos entusiasmaram-se:
— Pode deixar, viu, seu Moisés? Vamos atravessar o Jordão com vocês e ajudá-los a derrotar os cananeus. Aí depois da guerra voltaremos para…
— P-para as ci-cidades de vo-vocês. A-acho que i-isso já fi-ficou bem c-claro, ch-chega de re-repetir. V-vamos fazer lo-logo a di-divisão das t-terras a l-leste do Jo-Jordão entre as t-tribos de R-Rúben e Ga-Gade e me-metade da t-tribo de Ma-Manassés.
— MANASSÉS??? Quem falou em Manassés???
— E-eu fa-falei em Ma-Manassés. E p-por e-enquanto q-quem m-manda aqui n-nesta po-porra s-sou eu.
— …
Então Moisés fez a divisão das terras que antes pertenceram a Seom e Ogue entre as duas tribos e meia. Os homens da tribo de Gade reconstruíram as cidades de Dibom, Atarote, Aroer, Atarote-Sofã, Jazer, Jogbeá, Bete-Ninra e Bete-Harã. Construíram muralhas ao redor das cidades e também os tais currais. O mesmo fizeram os rubenitas com as cidades de Hesbom, Eleal, Quiriataim, Nebo, Baal-Meom (que teve seu nome mudado, claro. Nada de “baal” num nome de cidade israelita) e Sibma.
Quanto à meia tribo de Manassés, que entrou na divisão como Pilatos no Credo: o grupo descendente de Maquir, filho de Manassés, expulsou os amorreus de Gileade e ficou com aquela terra. Um tal Jair juntou seu grupo e conquistou alguns povoados amorreus, que passaram a se chamar povoados de Jair. E outro cara, chamado Noba, liderou seu grupo na conquista da cidade de Quenate, rebatizando-a com o nome de Noba. Criativos, esses caras.

2 comments

Deixe uma resposta