Utilidade Pública

Então, hoje fui fazer o exame médico/psicotécnico pra autoescola. Nada de mais. O médico só descobriu que eu tenho pressão alta e que vou morrer feito a Vera Verão, de resto tudo bem. Mas ele (Dr. Miguel Villalon, argentino) estava falando um negócio para todo mundo que examinava, e achei interessante botar aqui.
Ele trabalha pelos hospitais da periferia e estava falando sobre a quantidade de crianças que sofrem acidentes em casa por motivos bestas. Muitas dessas crianças sofrem ferimentos graves, que deixam marcas por toda a vida. Outras, com menos sorte, morrem. O Dr. Villalon deu algumas recomendações a nós, e pediu que passássemos adiante. São providências simples, que muitos já conhecem, mas não custa nada reforçar:
— Ao cozinhar, coloque as panelas preferencialmente nas bocas de trás do fogão. E sempre com o cabo voltado para dentro. Todo mundo está cansado de ouvir histórias de crianças que sofrem queimaduras ao tombarem panelas.
— Quando for amamentar, a mãe deve permanecer em pé ou sentada. JAMAIS deitada. É assustador, segundo o médico, o número de crianças que morrem asfixiadas pelo peso do corpo de mães que pegam no sono
— Jamais deixar a criança com a mamadeira no berço. Muitas crianças morrem asfixiadas pelo próprio vômito.
— Depois de amamentar, espere a criança arrotar. Só então a deite no berço, DE LADO, com travesseiros de ambos os lados. Assim, se acontecer de a criança vomitar, o fará sem risco de asfixia.
— Se estiver dando banho na criança e tiver que sair por algum motivo (telefone, por exemplo), embrulhe a criança na toalha e leve junto. Nunca a deixe sozinha na banheira.
— Nunca deixe a criança sozinha no carro.
— Se a criança engasgar com alguma coisa, pegue-a pelas perninhas e a sacuda com energia de cabeça para baixo. Se não adiantar, gire a criança sobre sua cabeça NO SENTIDO HORÁRIO. Se ainda assim ela continuar engasgada, bata com a cabeça da criança na parede (ainda segurando pelas perninhas, como se fosse uma marreta).
Ok, ok. Essa última aí foi só para vocês não se esquecerem que isto aqui ainda é o Jesus, me chicoteia!. Mas o resto é sério. Divulguem.

12 comments

  1. A ultima foi bem interessante… O dificil serah voce explicar pro delegado e pra toda a turba louca pra te espancar fora da delegacia, que voce estava tentando desengasgar a criança quando a matou com traumatismo craniano e arrancou sua perna esquerda. Mas eh interessante…

  2. é, acho q esta última dica deve ter chegado aos ouvidos de sua mãe qdo vc ainda era um niño…
    e eu mané lendo e pensando, caralho q dica maldita é essa?!
    por um segundo esqueci q estava lendo JMC…

Deixe uma resposta