Para os fariseus

Chamo meus leitores de fariseus, mas é brincadeira. No entanto, vez por outra aparecem por aqui fariseus de verdade, pessoas que acham que religião é uma série de regras e leis e rituais, e não um tipo de ligação do homem com seu deus. Estes invariavelmente me acenam com a velha ameaça do fogo do inferno e com a promessa de salvação de minha alma se eu deixar o mau caminho, ou seja, tirar este blog de circulação.
Para estes, fariseus hipócritas, eu recomendo a leitura do Cabeça Oca, blog da minha querida Vanessa. Ela é da Assembléia de Deus, toca trumpete na igreja, e é minha leitora assídua. Digo mais: A mãe dela é da mesma igreja, uma senhora muito zelosa de sua fé, e também ri das minhas bobagens aqui.
Fariseus, fariseus… Se o deus de vocês é capaz de condenar um cara que faz um blog de humor bíblico, puta que pariu, esse deus aí é muuuuuuito fraquinho… Essas duas mulheres, sim, acreditam num deus forte, e mais além, num deus capaz de rir. Eu não acredito em deus nenhum, mas essa fé merece meu respeito. Ritualismo puro só merece escárnio e desprezo.

9 comments

  1. Fundamentalistas, toda religião (ou denominação) tem. Cada um disputando pra ver quem está mais perto de Deus. O perigo desses caras nem encher o saco dos blogueiros, é quando eles resolvem se isolar,destruir terreiro de umbanda…

  2. Eu sou católica, catequista e leitora assídua. Seus textos têm me ajudado a passar para meus alunos o antigo testamento de uma forma mais didática. Não vejo de forma alguma suas releituras como desrespeito.

  3. Mandou muito bem, Marco Aurélio! Eu odeio fundamentalistas de qualquer tipo. Tomei a liberdade de copiar seu post no meu blog.
    Agora, mudando de assunto. Quando é que você vai dar uma surra na sua mulher e obrigá-la a escrever o próximo capítulo do Balde de Gelo???

  4. De certa forma estes fariseus me lembram o velho babão do Nome da Rosa. Ou melhor, uma mistura do velho com o Inquisidor Bernardo Gui. Pelo menos, por enquanto, não iremos queimar! Amém?!

Deixe uma resposta