Deus fala com Moisés

Moisés levava aquela vida besta em Midiã: Acordava cedo, ia apascentar o rebanho do sogro, voltava para casa, brincava um pouco com Gérson, assistia o Jornal Nacional com Zípora, aquela rotina. Mas um dia ele resolveu levar o rebanho de Jetro para pastar no monte Sinai (também chamado Horebe) e sua vida nunca mais foi a mesma.
— I-i-ih. Que c-co-coisa es-s-s-stranha… Tem uma m-m-mo-moita p-pe-pegando f-fo-fogo ali.
É Moisés, tá bom. Puta que pariu, haja paciência pra agüentar esse cara gaguejando. Mas o que ele viu era de fato muito esquisito: uma moita em chamas que no entanto não se queimava. Ele chegou mais perto para ver melhor que mistério era aquele. E outra coisa mais esquisita ainda aconteceu: Uma voz de trovão saiu de dentro da moita.
Moisés! Moisés! Ô, Moisés!
— P-p-porra, eu s-s-sou ga-ga-gago, n-n-não su-surdo.
Moisés, pare aí e… Peraí. Pronto. Pô, comprei esse megafone ontem e tava esperando uma oportunidade de usá-lo. Só que você é um estraga-prazeres. HUMPF! Mas como eu ia dizendo: Pare aí e tire suas sandálias, porque o lugar onde você está pisando é sagrado.
— U-u-é, e d-da-daí?
— Er… Não sei, inventei isso agora. Vai, tira as sandálias, tô mandando.
— Q-q-quem é v-vo-você, d-do-dona m-m-mo-moita?
— Moita é o cacete! Eu sou é deus, tá me ouvindo? Deus! O deus de Abraão, de Isaque e de Jacó!
— N-n-num co-conheço esses ca-ca-caras não.
— Ai ai… Sou deus. Israel é meu povo escolhido.
— …
— ARGH! Depois eu explico. O negócio é que o povo de Israel está se fodendo na mão do Faraó, e eu desci para libertar meu povo e levá-lo para uma terra boa e rica, de onde mana leite e mel.
— C-co-conta outra…
— CALE-SE! Para isso vou precisar da sua ajuda. Você vai liderar esse povo até a terra onde moram os cananeus, heteus, amorreus, perizeus, heveus e jebuseus. Mas antes disso você vai lá falar com o Faraó e dizer a ele que vocês estão saindo.
— O-o-ora! Pra um m-m-matinho você até que é bem e-e-en-engraçado. Co-como eu v-v-vou lá f-f-falar com o F-F-F… Droga! F-Faaaaaa-F…
— …Faraó?
— I-isso. E-e-ele quer me m-m-m-maaaaaaa…
— …Matar, tô sabendo. Mas eu estarei com você.
— Ah, q-q-que bom! Dá aí uma f-f-f-folhinha pra eu b-botar atrás da o-o-orelha…
Escutaqui! Eu escolhi me manifestar em forma de sarça ardente porque achei que seria um efeito especial de impacto! Eu NÃO SOU uma moita, tá certo? Pára de fazer piada com isso, que eu já tô ficando puto!
— B-b-be-beleza. M-m-mas o p-p-povo vai querer s-s-saber s-s-seu nome, aí o que eu d-d-digo?
EU SOU QUEM SOU, Moisés.
— P-Po-Popeye???
— Ai caralho, sempre essa confusão… Tô falando hebraico com você, certo? Como fica “Eu sou” em hebraico?
— H-h-hum… Javé.
— Isso aí. Javé. Bom, na verdade não é bem meu nome. Meu nome é feito só de consoantes: YHWH. Mas podem me chamar de Javé, eu até gosto.
— J-ja-javé. B-b-bo-bonito no-nome.
— Obrigado. Bom, então você vai lá falar com os líderes de Israel e dizer que Javé, o deus dos antepassados deles, veio para libertá-los. Diga que os guiarei até uma terra que mana leite e mel, a terra onde hoje moram os cananeus, os…
— T-tá, já s-sei: p-pi-pirineus, f-f-fa-fariseus, m-m-macabeus, S-S-São Mateus, z-z-ze-zebedeus.
— É. Hum. Mais ou menos isso. Bom, detalhes, detalhes… O fato é que o meu povo dará ouvidos a você. Depois você e os líderes vão lá falar pro Faraó que Javé, deus dos hebreus, apareceu a vocês. E que é pra ele deixar vocês irem até o deserto para oferecerem sacrifícios.
— U-u-é, m-m-mas a i-i-idéia n-n-não era ir e-em-embora pra s-s-sempre?
— A idéia é essa, Moisés. Mas cê vai ser doido de chegar na cara do Faraó e dizer que todos os escravos hebreus vão abandonar o Egito assim, de uma hora pra outra? Porra, eu sou deus, mas não dá pra facilitar. Bom, o negócio é que o Faraó não vai deixar.
— E-en-então de que a-a-adianta?
— Relaxa. Eu vou dar um jeito. Tenho uns truquezinhos na manga.
— M-m-m… M-ma-ma… M-mas e s-s-se o F-F-Faaaaaaaaaa. Merda. Se o F-Fa-Faaaaaaa… o F-Fa-Fa-Fafafafaaaaaa…
ARGH! Vamos deixar Moisés aí cantando Psycho Killer. Essa conversa continua, mas só depois que Moisés conseguir engatar uma segunda. Tenham paciência.

Posts aleatórios

Loading…

Diga aí!