PT + PL = BLEARGH!

Tá, tá, eu sei que todo mundo sempre reclamou que o PT não fazia alianças, e agora chegou a hora. Mas tinha que ser justo com o PL? Não vejo vantagens nessa aliança. Quando o PSDB uniu-se ao PFL em 1994 para levar Fernando Henrique ao poder, todo mundo criticou, e com razão. Um partido que se dizia social-democrata ficar de namorico com o maior símbolo da oligarquia no Brasil, isso era absurdo. Mas pelo menos era pragmático: O PFL é um partido grande, garantia de muitos votos. O que é o PL? Não chega a ser uma legenda nanica, mas também não é nenhum partido respeitável.
Lula pensa que atrairá o voto dos evangélicos, mas não é bem por aí. Talvez alguns fiéis da Igreja Universal acabem mesmo votando no PT, já que são literalmente um rebanho (não se esqueçam que nas últimas eleições os pastores da Universal apregoavam que Lula era a encarnação do Satanás, vejam como são as coisas). Mas o pessoal da Assembléia de Deus, por exemplo, vota no Garotinho, e acho que os Presbiterianos também. Os Batistas votam no Lula, mas não por causa da aliança com o PL: Batistas e Petistas têm muita afinidade, falo por experiência própria.
Talvez a intenção do PT seja mais sutil: Mostrar com este gesto que é um partido maduro, responsável. Mas não sei se muita gente vai entender o recado.

Deixe uma resposta